A Adapar
Antecedentes | Lei de Criação | Missão, Visão e Valores | Planejamento Estratégico | Planejamento e Desenvolvimento | Perguntas e Respostas
Antecedentes
O Paraná com os seus solos, sua gente e seu trabalho sempre demonstrou vocação para a produção agrícola, ao longo da história. Os ciclos da erva mate, da madeira, do café e do algodão, são substituídos na década de 70 pelas pastagens com bovinos e lavouras de milho e soja, que se transformam em produção de suínos e aves que alimentarão paranaenses, brasileiros, pessoas e povos de diferentes regiões do mundo.
Para apoiar de forma adequada a sua vocação agropecuária, foi criada, em 1944, a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, cuja reforma em 1976, criou o Departamento de Fiscalização (DEFIS) para atender, especificamente, as questões ligadas à defesa sanitária animal e vegetal.
Criado para atender demandas, quase que exclusivamente para o mercado estadual e nacional, o DEFIS se esforçou nas décadas seguintes incorporando dezenas de programas, projetos, profissionais e metodologias para atender o setor agropecuário, agora já focado no mercado internacional, cada vez mais exigente.
O setor agropecuário do Paraná se mobilizou para a criação, em 1995, do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná – FUNDEPEC/PR, que atualmente tem mais de R$ 70 milhões (setenta milhões de reais) em caixa para fazer frente a possíveis situações de saneamento em emergências sanitárias.
Em 1997 foi criado o Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária – CONESA, como fórum de discussões entre governo e iniciativa privada para as questões da sanidade agropecuária.
Em março de 2010, o setor privado, de forma organizada, solicitou aos candidatos ao Governo do Paraná, a criação de uma entidade nova, com estrutura moderna e ágil para executar a sanidade agropecuária no Paraná.
Em 20 de dezembro de 2011, o Governo do Estado do Paraná criou a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, por meio da Lei Estadual nº 17.026, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná – SEAB. A ADAPAR é uma entidade autárquica dotada de personalidade jurídica de direito público, com patrimônio e receitas próprios e autonomia administrativa, técnica e financeira que efetivamente iniciou seus trabalhos com a posse de sua Diretoria aos 07 de maio de 2012.
Lei de Criação, Regulamento e Regimento Interno
- Lei Estadual nº 17026/2011 - Cria a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - ADAPAR.
- Decreto nº 5702/2024 - Aprova o regulamento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - ADAPAR.
- Lei Estadual nº 21112/2022 - Dispõe sobre a criação do Quadro Próprio, adequação das carreiras, cargos e subsídios dos servidores na estrutura organizacional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR.
- - - Dispõe sobre o regulamento da promoção por antiguidade para os ocupantes dos cargos do Quadro Próprio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR.
- - Perfis Profissiográficos do Quadro Próprio de Pessoal da ADAPAR.
- Portaria nº 111/2025 - Dispõe sobre o Regimento Interno da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - ADAPAR.
Missão, Visão e Valores
Missão: Promover a saúde animal, a sanidade vegetal, a inocuidade dos alimentos, a conformidade do comércio e uso de insumos
agropecuários, o uso adequado do solo agrícola, com responsabilidades compartilhadas entre as partes interessadas,
em benefício da sociedade.
Visão: Consolidar-se como instituição de excelência em defesa agropecuária.
Valores: Comprometimento, Cooperação, Credibilidade, Efetividade, Ética, Imparcialidade, Inovação, Qualidade, Responsabilidade,
Sustentabilidade e Transparência.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico 2024-2027
Repasses ou Transferências de Recursos
Relatório da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná
Perguntas e Respostas
1) Qual a missão da ADAPAR?
Missão: Promover a saúde animal, a sanidade vegetal, a inocuidade dos alimentos, a conformidade do comércio e uso de insumos agropecuários, o uso adequado do solo agrícola, com responsabilidades compartilhadas entre as partes interessadas, em benefício da sociedade.
2) Onde estão as unidades da ADAPAR?
Por meio deste link (abaixo) poderá acessar e conhecer todas as nossas unidades:
Escritórios Regionais da Adapar
3) Quais são os Programas existentes ?
Por meio deste link (abaixo) poderá conhecer todas os nossos Programas:
Programas e Projetos da Adapar
4) O que o Centro de Diagnóstico (Laboratório) Marcos Enrietti representa para ADAPAR?
Pertence à ADAPAR e a representa como um de seus Departamentos (Departamento de Laboratório), credenciado junto ao MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) nas áreas Animal e Vegetal, certificado junto ao Renasem e acreditado NBR ISO/IEC 17.025.
Maiores informações no link: