Diagnóstico Vegetal
Análises fitossanitárias realizadas | Como enviar amostras | Formulário | Taxas/Prazo/Tipo de amostra | Esclarecimentos Adicionais
Análises fitossanitárias realizadas
Diagnóstico de doenças de plantas causadas por bactérias (Bacteriologia), fungos (Micologia), nematoides (Nematologia) e vírus de batata (Virologia).
Diagnóstico de pragas de plantas, derivados e outros, como ácaros (Acarologia) e insetos (Entomologia).
Como enviar amostras para diagnóstico fitossanitário
- A amostra deve ser enviada em embalagem adequada (saco plástico resistente, caixa de papelão, caixa isotérmica e outros), com etiqueta de identificação compatível com a Requisição de Exames.
- Espécies e/ou variedades diferentes devem ser acondicionadas em embalagens individualizadas (amostras diferentes).
- Amostra para diagnóstico de pragas regulamentadas devem seguir os padrões determinados em Normativas, quando estes estão estabelecidos.
- Amostra de plantas inteiras/mudas contendo solo/substrato, as raízes e solo/substrato devem ser isolados da parte aérea, exceto para plantas em vasos.
- Não enviar amostra seca (desidratada) ou em estágio avançado de decomposição, tubérculos flácidos e/ou com brotação excessiva.
- Enviar a parte da planta (raízes, caule, ramos, hastes, folhas, frutos, flores, sementes e/ou outros) relacionada com a doença ou praga a ser diagnosticada; quando possível enviar a planta inteira.
- A quantidade de amostra deve ser suficiente para realização do(s) exame(s) solicitado(s).
- A requisição de exames deve conter informações sobre a amostra suficientes para a realização do diagnóstico solicitado; quando possível preencher todos os campos da requisição de exames, de forma legível e sem rasuras, não esquecendo de datar e assinar.
- Se a amostra for enviada via transportadora/correio, encaminhar de modo que chegue ao laboratório até sexta-feira; evitar o envio de amostra de forma que possa ficar retida em condições inadequadas de armazenamento em decorrência de feriado e final de semana.
- As informações acima se restringem ao acondicionamento e envio de amostra, não são recomendações de coleta e amostragem.
Faça o
do nosso endereço para colar na caixa de envio de amostra.Formulário
Formulário para
Formulário para
Taxas, Prazo e Tipo de Amostra
da Área Vegetal
Esclarecimentos adicionais
Esclarecimentos adicionais podem ser feitos por telefone: (41) 3778-6400 ou por e-mail:
- Bacteriologia e Micologia: Patrícia Wyler - patricia.wyler@adapar.pr.gov.br, Neide Cristiane Cavalli - neidecavalli@adapar.pr.gov.br, Roberta Marise Scremin - robertascremin@adapar.pr.gov.br
- Acarologia e Nematologia: Arlei Maceda - arleimaceda@adapar.pr.gov.br
- Entomologia: Carmen Silvia Chamiço - chamico@adapar.pr.gov.br