Integração e Fortalecimento dos Conselhos Municipais

O diferencial competitivo da agropecuária paranaense, deve-se, em grande parte, à consolidação do sistema sanitário do Estado. Construído ao longo de décadas, este trabalho contou e conta, em grande parte, com a efetiva participação da comunidade nos municípios paranaense nos processos relativos à sanidade agropecuária.

Uma prova consistente, pode ser verificada a partir da realização, na segunda quinzena de maio de 2019 dos fóruns regionais: Paraná, Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. O êxito neste evento foi possível, em grande medida, em função da articulação coordenada entre os representantes regionais da SEAB, da ADAPAR e da EMATER, que tiveram atuação destacada na articulação junto às autoridades e conselhos municipais para a mobilização dos mais de cinco mil participantes o que, em grande parte, pavimentou o caminho final para a conquista do estado da certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação, resultado de uma luta de mais de 50 anos do Governo do Estado e do setor produtivo.

Uma consequência positiva da mobilização para os fóruns foi o fortalecimento da integração entre os representantes das instituições acima nominadas. Durante o processo de articulação para o evento, ficou evidenciada a importância em se instituir um processo consistente para a integração dos conselhos municipais, fato que culminou com a publicação da Ordem de Serviço Conjunta SEAB/IDR/ADAPAR Nº 002, de setembro de 2021 , para que os Chefes de Núcleo Regional da SEAB, Supervisores Regionais da ADAPAR e Gerentes Regionais do IDR promovam a integração e o fortalecimento dos Conselhos Regionais nos municípios .

Clique para conhecer a proposta de plano de trabalho para a integração dos conselhos municipais.

OBJETIVO GERAL

Estabelecer uma estrutura organizacional no Sistema Estadual de Agricultura para a promoção da integração e fortalecimento dos Conselhos Municipais do setor agropecuário paranaense.

PRODUTOS ESPERADOS