Fórum de Secretários Municipais de Agricultura mobiliza a participação do Estado na Expo Umuarama 2025 14/03/2025 - 17:04

Nesta sexta-feira (14), no Anfiteatro Admar Uliana Filho, localizado na Sociedade Rural de Umuarama aconteceu o "Fórum de Secretários Municipais de Agricultura", promovido pela Associação de Municípios de Entre Rios (AMERIOS). O fórum fez parte da programação da ExpoUmuarama 2025 e teve como principal objetivo analisar o alcance e resultados obtidos na agropecuária e busca melhorias para o setor rural dos municípios. Representantes do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) integraram o Fórum fomentando o debate e o incentivo à adesão dos municípios ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-PR).

O encontro teve como público alvo prefeitos e secretários municipais, equipes dos serviços municipais de inspeção animal, lideranças associativas e sindicais, entre outros representantes. O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, durante sua participação no painel destacou o apoio dado pelo Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) ao desenvolvimento regional. O secretário enfatizou a importância da integração entre os diferentes níveis de governo para o desenvolvimento regional.

O diretor-presidente da Adapar Otamir Cesar Martins apresentou ao fórum sobre a importância da adesão ao Susaf-PR. O sistema é um programa do governo estadual criado em 2013, com a lei regulamentada em 2020. A adesão a ele é feita pelo município ou por consórcio de municípios, que garantem que o Serviço de Inspeção Municipal é de excelência e pode ser equiparado ao serviço oferecido pelo Estado.

Os municípios ou consórcios interessados em obter o selo devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores.

Otamir destacou que os municípios desempenham um papel fundamental no processo, podendo atuar como catalisadores para a ampliação do programa por meio da estruturação de serviços de inspeção municipal (SIM), da realização de campanhas educativas, do suporte técnico aos produtores, do fortalecimento do monitoramento e da vigilância ativa, entre outras ações.

O diretor-presidente também apresentou sobre a “Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose”, uma ação realizada pela defesa agropecuária do Paraná através do Departamento de Saúde Animal (Desa). A certificação atesta o cumprimento do que estabelece o Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), aprovado pela Instrução Normativa SDA n.º 10, de 03 de março de 2017.

“Estamos diante de uma oportunidade histórica para o Paraná. Cada propriedade certificada representa não apenas a segurança sanitária do rebanho, mas também a abertura de novos mercados e a valorização da produção local” disse o diretor-presidente.

Além do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do diretor-presidente da Adapar, o evento contou com a presença das equipes técnicas da agência, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) e dos Serviços Municipais de Inspeção.

SISTEMA – O fórum contou também, no período da tarde com a "Oficina de Adesão ao Susaf", um momento especialmente dedicado a orientações práticas para que municípios pudessem implementar este importante sistema de inspeção sanitária.

Cassiana Ometto de Abreu, fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar apresentou aos presentes sobre a "Legislação para adesão ao SUSAF", fornecendo o embasamento legal necessário para que os municípios compreendessem os requisitos e procedimentos formais exigidos pela legislação estadual.

EXPERIÊNCIAS – Os participantes do Fórum também conheceram dois modelos diferentes de adesão ao Susaf-PR, com relatos de experiências práticas pela diretora de Inspeção e Fomento Pecuário, Sahra Gadia Trelha, que compartilhou a experiência da adesão Individualizada ao sistema, apresentando os desafios e benefícios observados em sua gestão com a implementação do sistema. Cianorte foi o 14º município a aderir ao sistema.

A adesão do Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop) ao sistema também foi apresentada no Fórum. Em exposição conduzida por Mariana Lopes de Paiva, do IDR-Paraná, e Bárbara Vendrame Bomfim, representante do consórcio, elas demonstraram como a união de municípios em consórcios pode otimizar recursos e facilitar a implementação do sistema.

O fórum também contou com a mesa redonda com os apresentadores desta mesa-redonda para sanar dúvidas e promover esclarecimentos acerca do sistema.  “A conversa representou uma oportunidade única para que prefeitos, secretários municipais e equipes técnicas pudessem obter orientações personalizadas sobre o processo de adesão, adequação de estruturas e implementação dos serviços, diretamente com profissionais experientes de diferentes instituições” disse Roberto Carlos Machado, chefe do Escritório Regional da Adapar em Umuarama.

EXPO UMUARAMA 2025 - Durante todo o período da exposição, a equipe da Adapar atuará no estande institucional da Sistema Seagri difundindo informações educativas acerca dos diversos programas coordenados pela Agência, como certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose, controle de pragas e doenças vegetais, vigilância sanitária e processos de adesão ao SUSAF.

No dia 20 de março, a Adapar participará ativamente do "Ciclo de Palestras da Agropecuária", também realizado no Anfiteatro Admar Uliana Filho. O evento, voltado para estudantes, técnicos, profissionais da área e produtores rurais, tem como objetivo difundir conhecimentos sobre projetos e atividades ligadas à agropecuária da região.

A defesa agropecuária oficial do Paraná promove a palestra "Greening o Vilão da Citricultura”, abordando um dos mais sérios problemas fitossanitários enfrentados pelos produtores de citros no Brasil.  O greening, também conhecido como HLB (Huanglongbing), é a praga mais severa da citricultura devido à sua rápida disseminação, danos profundos e dificuldades de controle. O ciclo de palestras, reunirá cerca de 140 participantes, abordando temas diversificados como modernização da pecuária, políticas públicas para o rural, olericultura em ambiente protegido, fruticultura como opção de renda e legislação sobre irrigação.