Encontro Técnico da Citricultura 20/06/2013 - 07:20

Londrina sedia nesta quinta-feira (20), no Parque Internacional de Exposições Governador Ney Braga, evento técnico reunindo produtores de laranja e especialistas ligados à área, para debater o desenvolvimento de um trabalho conjunto para o enfrentamento ao Greening, importante doença que afeta a cultura.
Cerca de 400 lideranças do setor, técnicos e produtores trocarão experiências sobre a prevenção da doença, que afeta 2% dos pomares de laranja da região noroeste do Paraná. Serão debatidos temas como “erradicação de plantas em pomares infectados”, “nutrição e poda”, “a importância do monitoramento da doença” e “controle regional do inseto vetor (psilídeo)”. O evento é uma realização da A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, o Instituto Agronômico do Paraná – Iapar e o Instituto Emater com apoio das cooperativas: Cocamar, Cocari e Integrada, da empresa Citri, do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e do Sistema Faep/Senar.

PARANAVAÍ – Na última sexta-feira (14), a cidade de Paranavaí sediou a primeira rodada do evento, que contou com ampla participação do setor organizado da citricultura. Em sua exposição o pesquisador do Fundo da Defesa da Citricultura (Fundecitrus), Renato Bassaneze afirmou que “Os citricultores paranaenses tem a grande chance de fazer o que é certo e aprender com o erro dos outros. O manejo adotado com erradicação da planta com greening e o controle do psilídeo (o inseto propagador da doença) é a única opção. Em São Paulo não temos a conscientização e a organização dos produtores em um trabalho coletivo, como há no Paraná”, destacou o pesquisador.
O diretor presidente da Adapar, Inácio Kroetz, reforçou que a colaboração de todos os citricultores é fundamental para o controle e erradicação do greening. “É de extrema urgência que o produtor adote as medidas preconizadas para manter a viabilidade da citricultura no Paraná.”

CITRICULTURA – Com uma produção anual de 68,3 milhões de toneladas a laranja é a quarta fruta produzida no mundo, tendo o Brasil na liderança da produção mundial (28%), além de deter o título de maior exportador mundial de suco de laranja concentrado congelado - SLCC, com mais de 80% das exportações mundiais, o que rende ao país 2,3 bilhões de dólares na pauta de exportações.
O Paraná é o quinto produtor nacional de laranjas (4,0% da produção nacional), tendo no noroeste e norte do estado a base da citricultura industrial. Os pomares industriais são explorados por mais de 530 citricultores em cerca de 85 municípios que cultivam áreas médias entre 19,5 e 35,1 hectares. A área plantada com laranjas nos projetos industriais implantados é de 20,0 mil hectares e área colhida de 18,0 mil hectares, com uma produção de 14,0 milhões de caixas de 40,8kg de laranjas, transformadas em 40,0 mil toneladas de suco, destinados a exportação, tendo como compradores países da União Européia, do Oriente Médio, os Estados Unidos, Austrália e Canadá (Fonte: SEAB/DERAL).

GALERIA DE IMAGENS