Adapar inicia capacitação de novos servidores 05/08/2015 - 17:30

Iniciou ontem, dia 04 de agosto, o treinamento dos 131 novos servidores nomeados pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR. Esta primeira etapa, que acontece em Curitiba, conta com a parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAEP/SENAR) e vai até 06 de agosto de 2015.

O evento conta com a participação dos supervisores regionais, gerentes, coordenadores de programas e responsáveis de divisão da agência. O programa para os 74 Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA) e 57 Assistentes de Fiscalização de Defesa Agropecuária (AFDA), envolve todos os procedimentos administrativos relacionados aos cargos, bem como conhecimento sobre a relevância do trabalho executado pela Adapar.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades, como: Norberto Ortigara, Secretário da Agricultura; Inácio Kroetz, Diretor Presidente da Adapar; Gil Bueno de Magalhães, Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná; Livaldo Gemin, Diretor Secretário do sistema FAEP/SENAR; Adriano Riesemberg, Diretor de Defesa Agropecuária e Adalberto Valiati, Diretor Administrativo Financeiro da agência. Em suas falas, além das boas vindas aos novos integrantes do quadro da Adapar, foram unânimes em ressaltar a importância da agropecuária no Paraná, bem como as diretrizes da defesa sanitária animal e vegetal nas esferas federal, estadual e nos municípios. “Estas diretrizes estão alinhadas aos critérios e normas recomendados pelos órgãos internacionais ligados à sanidade animal e vegetal e do agronegócio”, ressalta Inácio Kroetz, Diretor Presidente da Adapar.

Erich Schaitza, pesquisador da Embrapa Florestas com larga experiência internacional, foi convidado para ministrar a palestra motivacional com o tema “Gestão do Serviço Público em Ambiente de Adversidade”, trouxe exemplos de prática de defesa agropecuária em vários países de recursos escassos, como por exemplo Gana, na África. Enfatizou que, apesar de algumas limitações que possam acontecer, temos um país fértil e um estado considerado altamente produtor tanto de grãos como de proteína animal.

Dentro do programa desta fase do treinamento, seguem apresentações dos principais trâmites documentais, direitos e deveres dos servidores e, atribuições macro das diferentes diretorias e gerências que compõe a Adapar. O evento conta ainda com programação prevista para o setor privado, que trará seu ponto de vista quanto à sanidade agropecuária, desde a produção até o mercado.

A segunda etapa do treinamento, fase específica, acontecerá no município de Ibiporã no período de 10 e 21 de agosto, e será direcionada exclusivamente aos FDA, médicos veterinários e engenheiros agrônomos. Nesta etapa os servidores irão aprofundar seus conhecimentos técnicos, conhecendo os programas e ações executadas pela Adapar em todo o Estado.

“A nomeação e capacitação de servidores técnicos fazem parte das ações do Governo do Estado na estruturação e consolidação da Adapar para dotar o Paraná de um robusto e moderno sistema de defesa agropecuária”, conclui Inácio Kroetz.