Paraná: Livre de Febre Aftosa sem vacinação, reconhecido pela OIE
O Paraná hoje é reconhecido internacionalmente como estado livre de febre aftosa sem vacinação. Este status representa grande potencial de crescimento econômico e valorização do produto paranaense frente ao mundo. É o resultado de muito trabalho, dedicação e esforço para demonstrar a capacidade do serviço veterinário estadual de resolução rápida e efetiva em um momento de crise, bem como de manter o sistema de vigilância alerta e pronto. As parcerias público-privadas foram fundamentais para esta conquista, mas sobretudo, o desempenho técnico dos servidores da Adapar ao longo de quase 30 anos, deve ser enaltecido. Veterinários, auxiliares de fiscalização, técnicos de laboratório ou administrativos, todos os servidores devem ser parabenizados com todas as honras desta grande conquista. O Paraná cresce junto!
Alguns depoimentos dos servidores da Adapar
Ana Paula Moser
FDA médica veterinária URS Maringá
“Participar da equipe que validou o status de Paraná livre de Febre Aftosa sem vacinação com reconhecimento nacional e agora internacional é extremamente compensador, pois envolve trabalhos de profissionais gabaritados realizados ao longo dos últimos 40 anos, é uma vitória não só para a agropecuária paranaense mas pra nós que vivemos Defesa Agropecuária todos os dias, maior orgulho de fazer parte dessa história.”
Carlos Alberto Bonezzi
FDA médico veterinário aposentado
"Depois de mais de 30 anos de muita luta junto com os demais colegas da Defesa Agropecuária, para mim é um orgulho enorme e um sentimento ainda maior de dever cumprido com a conquista do Status de Área Livre de Febre Afosa Sem Vacinação para o Estado do Paraná."
Maria Andreola Simões
FDA médica veterinária URS Ivaiporã
“Através do comprometimento, parcerias e muito trabalho, a Pecuária Paranaense é reconhecida pela excelência sanitária com status livre de Febre Aftosa. Sinto-me orgulhosa e muito grata em fazer parte do serviço sanitário, sempre empenhado, não medindo esforços para alcançar essa conquista, grande vitória para todos os paranaenses.”
Onesimo Locatelli
FDA médico veterinário aposentado
“Para que o Estado do Paraná chegasse ao Status Sanitário Livre de Febre Aftosa sem vacinação foi um caminho longo percorrido pelos Médicos Veterinários e seus colaboradores, muitos por 24 horas/dia na questão do trânsito. Voltando ao passado que era comum nos depararmos com centenas de focos para chegarmos a esta Elite sanitária, foi de muito trabalho e esforço profissional. Parabéns a todos envolvidos a esta importante conquista.”
Maria das Vitórias Dantas Nunes
AFDA técnica agrícola - URS de Curitiba
“Para realizar a conquista, temos que sonhar, planejar, acreditar e executar. Estou há 10 anos no Serviço Oficial de Defesa Agropecuária do Paraná, e ver a realização e participar da grandiosidade do feito é algo extraordinário, que nos orgulha. Somos Adapar, a melhor Defesa Agropecuária do País.”
Janaína Ribeiro
FDA médica veterinária - URS Umuarama
“Entrei na Adapar em 2015 e aprendi muito com os colegas da Agência. Conquistar esse status foi fruto de muito trabalho de todos os servidores da Adapar. Fico orgulhosa de fazer parte de um time tão competente. A mudança de status é apenas o início, para mantê-lo é preciso muito empenho de todos os setores envolvidos.”
José João Vituri
FDA médico veterinário URS Maringá
“A Sanidade Agropecuária do meu Paraná, neste momento, atinge seu ápice ao ser reconhecido pela OIE na condição de área livre de Febre Aftosa sem vacinação. Tenho muito orgulho e satisfação pessoal e profissional de ter contribuido, de forma singela, ao longo dos últimos 34 anos, para que essa nobre e relevante conquista sanitária e economica pudesse se tornar realidade. Trata-se de um fato histórico, sem precedentes na história da Defesa Agropecuária Estadual e do Agronegócio Paranaense, resultado de muito trabalho, determinação e resiliencia, iniciado a mais de 50 anos. Todos os atores que participaram da construção dessa marcante conquista estão de parabéns, destacando, em especial, os servidores da Defesa Agropecuária Estadual, hoje ADAPAR, ativos, inativos e in memoriam sem os quais e profissionalismo de cada um nada disso seria possível.”
Osny Kaseker
FDA agrônomo URS União da Vitória
“Eu como servidor da Seag/Seab e agora ADAPAR que acompanho a dedicação dos colegas Médicos Veterinários e Assistentes na luta para conseguir o status de área livre de Febre Aftosa, considero um " OSCAR " para a agropecuária do Paraná. A dedicação de todos e a perseverança da ADAPAR como um todo, conseguiu um corolário para esta conquista. Tive a oportunidade de verificar em loco o mal que causa esta moléstia no município de General Carneiro nos anos 90. A dedicação continua para manter este status, porém é um esforço que vale muito a pena.”
Fabio Ortega
AFDA Posto de Fiscalização URS Maringá
“Para nós AFDAs é uma grande conquista, um avanço no programa de febre aftosa. Nós AFDAs validamos este programa com o primeiro filtro sendo realizado por nós nas barreiras. Através de nós o Paraná consegue exportar a carne e derivados para todo o mundo. Países ricos, desenvolvidos não compram produtos de países que fazem vacina e através do nosso trabalho o Paraná está no páreo, fazendo nosso estado crescer economicamente. Ainda esse ano o Paraná receberá a visita da comissão europeia e Russa para vistorias e acompanhamento do nosso serviço. Dia 27/05 será uma data onde nosso trabalho e esforço será reconhecido. Uma conquista, um orgulho de ser AFDA da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR.”
Claudia Maria dos Santos Gebara
FDA médica veterinária URS Campo Mourão
"Paraná área livre com reconhecimento internacional: mais que um status, são 40 anos de trabalho árduo em prol da sanidade animal e um futuro promissor para o nosso agronegócio."
Muriel Alessandro Moreschi
FDA médico veterinário URS Paranaguá
"Paraná livre de Febre Aftosa" Um filho com muitos pais, mães e avós... Cada um sabendo do esforço que fez ou que poderia ter feito. Mais uma vitória para o povo paranaense!”
Andria Arlion Amarante Calderari
FDA médica veterinária aposentada
“Tenho muito orgulho de fazer parte desta conquista. Foram anos de muito trabalho e esforço dos servidores da Adapar e do extinto Defis.”
Marcia Zago
FDA médica veterinária URS Guarapuava
“Quando ingressei no serviço veterinário oficial, as campanhas de vacinação contra a Febre Aftosa eram realizadas 3 vezes ao ano, com vacina aquosa, e fomos evoluindo gradativamente. Depois passamos a utilizar a vacina oleosa com isso distanciando as campanhas, passando a ser 2 campanhas por ano. E após essa etapa, veio as campanhas parciais do rebanho. Depois de um trabalho ao longo dos anos de muita dedicação de todos os envolvidos, com todos os desafios, vencemos e conquistamos a área livre de Febre Aftosa sem vacinação com muito orgulho de fazer parte desta equipe de saúde animal.”
Antônio Aparecido dos Reis
FDA médico veterinário aposentado
“Essa conquista, o Paraná Livre de Febre Aftosa é a concretização do sonho de três gerações de Veterinários e os seus auxiliares, do Gecofa à Adapar, que com dedicação e perseverança superaram as vicissitudes da caminhada. É um legado da Defesa Sanitária Animal paranaense deixa para a sociedade do Paraná e do Brasil. "Celebremos é uma conquista nossa, nós a construímos."
Jaime Batista Barrios da Costa
FDA médico veterinário aposentado
“Estou feliz com o reconhecimento do Paraná como livre de aftosa sem vacinação. Agradeço a Deus a oportunidade de ter me colocado no Oeste do paraná na Defesa sanitária Animal e ter tido nesses 36 anos de coordenador e supervisor os trabalhos de defesa, principalmente febre aftosa, onde iniciamos o primeiro abate sanitário em animais suscetíveis no Estado, em Marechal Candido Rondon. Não foi fácil, isto ocorreu porque tínhamos uma equipe responsável e competente. Hoje estamos obtendo o resultado do trabalho sério que sempre fizemos em prol da agropecuária paranaense.”
Carlos Antonio Vieira Costa Junior
FDA médico veterinário URS Paranavaí
“A vida profissional é movida pela concretização de objetivo individuais e impactos coletivos. Quando entrei no Serviço de Defesa Sanitária Animal em 1984, nosso objetivo era controlar a doença mais emblemática do setor e com maior impacto socioeconômico no país, a Febre Aftosa.
Nesse caminho, tivemos grandes obstáculos – foco da doença, desafios naturais do sistema público, deficiência de recursos operacionais e financeiros – que foram superados até o reconhecimento de área livre com vacina.
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, criada em 2012 e marco importante para defesa sanitária animal, nos permitiu o privilégio de participar da equipe elaboração e implementação do projeto de área livre sem vacina. Apesar das várias dilações de prazos e revisões do plano, em maio de 2019 fizemos a última campanha de vacinação do rebanho, e finalmente em 27/05/2021 seremos reconhecidos internacionalmente como área livre de Febre Aftosa sem vacinação.
Em 2021 pretendo me aposentar do Serviço de Defesa Agropecuária Animal do Estado do Paraná, e a sensação como Médico Veterinário e Servidor Público é a de dever cumprido com a sociedade e a satisfação pessoal pela trajetória. “
Silmar Pires Bürer
FDA médico veterinário aposentado – sede
“O reconhecimento internacional do Paraná como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação pela OIE é o coroamento de um trabalho árduo e contínuo, iniciado nas décadas de 1960 e 1970, pelas autoridades paranaenses, notadamente, os médicos veterinários, lideranças e produtores rurais. É uma conquista que enaltece o trabalho de milhares de profissionais e produtores, aos quais rendemos às nossas homenagens e se traduz num momento extraordinário para as cadeias produtivas do agronegócio paranaense, principalmente para a bovinocultura, a suinocultura e também para a avicultura, que passam a ter um amplo mercado mundial para exportar os seus produtos a preços melhores.
Parabéns à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), que por meio do Departamento de Fiscalização (DEFIS) e da Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal (DAS), iniciaram a luta e por 4 décadas trabalharam intensamente para erradicar a febre aftosa.
Parabéns à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) e seus Servidores pela conquista que hoje chega.
Parabéns às lideranças da agropecuária - notadamente o Setor Sindical e Cooperativo, que se uniram no FUNDEPEC/PR e Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (CONESA), e que foram aliados fundamentais nessa conquista histórica.