XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação de Solo e Água – Foz do Iguaçu. 05/12/2016 - 09:40

“O Solo Sob Ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e água”.

Com o objetivo de destacar a importância da utilização do solo segundo sua capacidade de uso e a adoção de manejos adequados para a conservação do solo e da água, ocorreu durante a semana do dia 20 a 24 de novembro, em Foz do Iguaçu, a XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação de Solo e Água. A realização do Evento no Paraná foi uma iniciativa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar,) sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Estadual Paraná, com apoio das demais entidades ligadas ao tema. No evento estiveram presentes mais de 700 pessoas de vários estados da federação e de outros países.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), com sua equipe de engenheiros agrônomos Fiscais de Defesa Agropecuária, fiscaliza o uso do solo agrícola e determina que os responsáveis pela erosão apresentem planos e projetos conservacionistas de solo e água. Em reconhecimento ao trabalho de fiscalização, o Iapar e demais promotores do evento convidaram a Adapar para que participasse do evento e proferisse palestra sobre as ações desenvolvidas. Participaram do evento 20 fiscais da Adapar e o Coordenador do Programa Estadual de Fiscalização do Uso do Solo Agrícola, Luiz Renato Barbosa, que proferiu palestra com o tema: “Aspectos Legais Relacionados `a Fiscalização da Conservação do Solo”.

O painel em que Babosa apresentou o trabalho da Adapar teve o tema “Como estimular e/ou garantir a prática da conservação do solo?”. Também apresentaram palestras nesse painel o Dr. Jorge Madeira Nogueira, professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UNB), que atua na área de economia do meio ambiente, agrária e dos recursos naturais e a Dra. Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª região, em São Paulo, professora de Direitos Humanos, Difusos e Coletivos e coordenadora dos cursos de especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Ambos os palestrantes ressaltaram em suas exposições a importância do Paraná como pioneiro na conservação do solo e na proposição de legislação e fiscalização para a conservação do mesmo.

No debate após as palestras do coordenador Luiz Renato Barsosa e dos outros participantes do painel, houve intensa participação do público presente, com manifestações de pesquisadores e professores que estavam na plateia, ressaltando a importância do trabalho realizado pela Agência nos últimos anos.

GALERIA DE IMAGENS