XII Encontro Regional da Associação de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos-PR (ABRAVES-PR). 24/03/2016 - 10:19

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) esteve presente no XII Encontro Regional da Associação de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (ABRAVES-PR) nos dias 16 e 17 de março, no município de Toledo, que é o maior pólo produtor de suínos do Estado. O título desta edição, foi “Produzir leitões em quantidade e qualidade: estamos fazendo isso de forma correta?”.

O evento contou com a participação de aproximadamente 250 profissionais, estudantes e docentes e pesquisadores do Paraná e profissionais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo e do Paraguai. Estiveram presentes representantes da Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), de universidades e laboratórios. Pela Adapar, participaram os Fiscais de Defesa Agropecuária das Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (ULSA) de Toledo, Cascavel e Marechal Cândido Rondon, a Coordenadora do Programa de Vigilância e Prevenção de Doenças de Suínos, Aglaci Tomporoski e o Diretor Presidente da Agência, Inácio Afonso Kroetz.

Na abertura Inácio Kroetz, discorreu sobre a importância e o crescimento da suinocultura reafirmando a importância da parceria pública privada para o desenvolvimento da suinocultura paranaense. Durante o evento, Aglaci Tomporoski reforçou a obrigatoriedade de conhecimento de legislação em sanidade suína para todo médico veterinário atuante em suinocultura, ressaltando a importância de notificações para a defesa sanitária animal. “A ABRAVES-PR propiciou o encontro dos atores da sanidade suína no Paraná com o objetivo de interação entre o processo desde o manejo à nutrição para produzir o suíno ideal”, relata Aglaci.

Na ocasião, foi dada ênfase para atualizações sobre enfermidades entéricas e respiratórias na suinocultura, que foi o tema central do evento. Estas enfermidades têm causado prejuízos significativos e a discussão destes temas reforça o olhar atento à saúde dos suínos por todos os entes envolvidos.

GALERIA DE IMAGENS