Suinocultura: Adapar Realiza Treinamento para Inquérito em Criatórios de Suínos 06/07/2016 - 09:21

Nos dias 29 e 30 de junho estiveram reunidos no Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti, vinte médicos veterinários Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA), lotados em diferentes Unidade Locais de Sanidade Agropecuária (ULSA) da Adapar, para participação no treinamento para inquérito em criatórios de suínos e, atualização sobre vigilância e prevenção em sanidade suídea.

Durante o treinamento para o inquérito, foram abordadas questões relativas aos procedimentos para escolha de 320 criatórios de suínos, os quais compreendem estabelecimentos onde são criados suínos para consumo próprio, podendo haver comércio de pequenos excedentes. Essas explorações são consideradas de subsistência ou de “fundo de quintal”, sem característica industrial. Para os criatórios selecionados, haverá colheita de amostras de sangue dos animais, as quais serão testadas para Peste Suína Clássica (PSC).

O Paraná é reconhecido Internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre para PSC e, a cada 2 anos realiza o inquérito em criatórios de suínos, para comprovação da não circulação viral da doença. O inquérito segue metodologia científica estabelecida e segue as diretrizes da Norma Interna nº 05 de 2009 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Os participantes do Treinamento em Inquérito Criatórios de Suínos 2016 trabalharão em suas regionais observando normas de biossegurança para entrada nas propriedades, bem como a qualidade das amostras colhidas. As colheitas serão realizadas no período de 11 a 29 de julho e todas as amostras serão encaminhadas para o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), situado em Pedro Leopoldo no estado de Minas Gerais.

Na parte do curso relativa a Vigilância e Prevenção em Sanidade Suídea, foram trabalhados temas que abrangeram os seguintes tópicos: notificação de enfermidades na suinocultura, avaliação clínico epidemiológica, vigilância ativa, relatório do sistema de vigilância em Peste Suína Clássica, granjas de reprodutores suídeos certificadas e investigação complementar. Tais temas são importantes para a realização de atividades de rotina nas Ulsa, para vigilância e prevenção de doenças na suinocultura.

A manutenção do reconhecimento internacional do Paraná como livre para PSC exige constante vigilância e aprimoramento das atividades e, tem papel significativo para abertura de novos mercados para a carne suína.

GALERIA DE IMAGENS