Simulado de febre aftosa no Paraná treina 178 profissionais 21/08/2019 - 12:20
Foi realizado entre os dias 12 e 16 de agosto, no município de São José dos Pinhais, Paraná, simulado conjunto de contenção e atenção à um foco de Febre Aftosa no Brasil. A iniciativa, organizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e pelo Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento, faz parte das atividades previstas no convênio de cooperação técnica entre o Comitê Veterinário Permanente do Mercosul – CVP (Brasil, Argentina, Bolivia, Chile, Paraguai e Uruguai) e Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.
Participaram 178 pessoas, incluindo servidores do serviço oficial de 25 Estados, do Mapa, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Argentina e Chile, e de observadores do Centro Panamericano de Febre Aftosa - Panaftosa. Houve também a participação de técnicos da iniciativa privada (Faep/ Fundepec e Ocepar) e apoio da Associação Paranaense de Suinocultores (APS). Vale destacar a participação de servidores da Defesa Civil do Paraná e da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual) durante todo o evento.
“A parceria público-privada e interação com outros órgãos públicos é fundamental em um evento sanitário” afirma Rafael Gonçalves Dias, Gerente de Saúde Animal da Adapar.
Os participantes tiveram a oportunidade de se capacitar em todas as ações que envolvem uma emergência sanitária, desde a organização de equipes, cadeia de comando, recepção e distribuição de materiais e ações nas propriedades foco e arredores. O treinamento consistiu em simular o foco em 3 propriedades rurais do município de São José dos Pinhais, e todos os desdobramentos que um caso real teria. Foram aproximadamente 90 propriedades visitadas, e mais de 300 veículos inspecionados e desinfetados durante o evento de campo.
O resultado final demonstrou mais uma vez que o Estado do Paraná, por meio da Adapar, possui condições técnicas e estruturais para enfrentamento de desafios emergenciais que possam acontecer no Estado. Além dos equipamentos e materiais utilizados durante o simulado, ficou evidenciado a qualidade técnica dos servidores da Adapar envolvidos no treinamento.
Entrevista com Rafael Gonçalves Dias (Negócios da Terra): https://youtu.be/gGLa52nIRRU