Servidores da Adapar participam de treinamento de brigada de incêndio 04/12/2025 - 12:00
Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participaram, entre os dias 1º e 3 de dezembro, de um curso de formação de brigada de incêndio. Ao todo, 43 fiscais e técnicos foram capacitados, sendo um representante de cada escritório regional e 20 profissionais que atuam em Curitiba. A ação foi executada por uma empresa especializada em treinamentos em segurança no trabalho e acontece no anfiteatro do departamento de laboratórios da agência, no câmpus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
Durante a abertura, representantes da diretoria executiva da autarquia receberam os alunos e reforçaram o compromisso da gestão com a integridade física dos servidores e a preservação do patrimônio público. A capacitação foi baseada em aulas teóricas e práticas. Foram passadas instruções sobre o atendimento de pessoas que sofreram algum acidente, com um check-list de medidas que auxiliam na preservação da vida, cuidados domésticos e orientações sobre os números dos órgãos de atendimento de emergência.
O agente de Defesa Civil, Ronaldo Suek, foi um dos profissionais responsáveis pelo curso. Ele destaca a importância desse tipo de treinamento, tanto para atuação dentro da instituição quanto para o cotidiano. “Essa atividade é importante dentro e fora das instituições, porque a gente garante, com o conhecimento, uma chance de sobrevivência e de não agravamento das lesões em casos de acidentes”, avalia. “O que se aprende aqui é para sempre, pode ser decisivo para salvar uma vida. E salvar uma vida não tem preço”, afirma.
Durante o treinamento, os colaboradores também foram instruídos sobre técnicas de prevenção, manuseio correto de equipamentos, substâncias nocivas em casos específicos, reconhecimento de sinais clínicos de alerta e também, atividades práticas envolvendo técnicas específicas de atendimento imediato, como imobilização de feridos e massagem cardíaca.
A iniciativa integra o cronograma de qualificação contínua da Adapar e contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e preparado. Ao final do treinamento, haverá ao menos um brigadista preparado em cada regional da Adapar. Isso é parte de uma estratégia de disseminação do conhecimento, como afirma o servidor do departamento de recursos humanos, Milton Guedes, que coordenou a ação.
“A ideia é justamente dar esse pontapé inicial, claro que é necessário realizar muitas outras atividades, para isso nós estamos contando com o engenheiro de segurança, que foi contratado recentemente, e que está desenvolvendo um plano para a brigada de incêndio, que vai, aos poucos, se estendendo não só na sede, mas também nas unidades da Adapar”, explica o fiscal de defesa agropecuária da agência.
PLANEJAMENTO – No último dia, os servidores da Adapar participaram de uma dinâmica para elaborar e apresentar um plano de ações, com orientação do engenheiro de segurança do trabalho Clodoaldo Pereira Franco. O documento apresenta as estratégias de prevenção e o combate a incêndios, diretrizes de evacuação de edifícios em casos de emergência.
Além disso, também aconteceram falas específicas sobre a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e sobre edificações, também coordenadas pelo profissional. Ao final do dia, o psicólogo da Adapar, Matheus Henrique Silva Mezette, esteve à frente de um laboratório de casos reais, uma dinâmica voltada à saúde mental dos profissionais que participaram do treinamento.
































































