Parceria entre o setor produtivo, pesquisa e defesa sanitária vegetal oficial, propicia curso de capacitação para técnicos e fiscais. 07/04/2015 - 09:10

Fiscais da Defesa Sanitária Vegetal da ADAPAR, das URS de Apucarana, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá e Paranavaí, participaram de Curso sobre Pinta Preta dos Citros, promovido pela COCAMAR – Cooperativa Agroindustrial em conjunto com o FUNDECITRUS – Fundo de Defesa da Citricultura, que envolveu profissionais da agronomia dos segmentos da assistência técnica particular e da fiscalização oficial do Estado.
O curso foi realizado no dia 31 de março, na unidade da cooperativa em Arapongas e teve como palestrante o Dr. Geraldo J. Silva Júnior, do Fundecitrus.
A ADAPAR, dentro do Programa de Sanidade da Citricultura e da Vigilância e Prevenção de Pragas da Citricultura e tendo como filosofia a capacitação e atualização de FDAs, atendeu ao convite dos organizadores e propiciou a oportunidade aos engenheiros agrônomos da agência para, em conjunto com os seguimentos da produção e pesquisa pudessem compartilhar das informações e das atualizações inerentes à praga quarentenária.
A Pinta Preta dos Citros, causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (= Guignardia citricarpa), com ocorrência oficial no Paraná desde 2007, concentra-se nos municípios do vale do Ribeira e ataca de forma agressiva o cultivo de tangerinas naquela região, exigindo dos produtores a necessidade de adoção de práticas de controle para mitigação de risco. Já existem relatos da presença da praga em locais das regiões do norte e noroeste, no cultivo de laranjeiras, e onde a ADAPAR vem monitorando, através de trabalhos desenvolvidos à campo, com apoio de análises laboratoriais para diagnóstico, mapeamento da praga.

GALERIA DE IMAGENS