Paraná projeta safra de 4,2 milhões de toneladas e apresenta inovações na Feira Internacional da Mandioca 25/11/2025 - 12:00

Nesta terça-feira (25), tem início a Feira Internacional da Mandioca (Fiman) que vai movimentar Paranavaí, com milhares de visitantes e mais de 60 expositores do Brasil e do exterior. O Paraná lidera a produção de fécula de mandioca, sendo o segundo maior produtor geral do país, apontam os dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab). Em 2025, a estimativa é colher 4,2 milhões de toneladas – superando o recorde de 2024, que foi de 3,7 milhões de toneladas  

Paranavaí é considerada a “Capital da Mandicultura Industrial” e o evento, que acontece de dois em dois anos, promete superar os números da edição anterior, em 2023, que recebeu um público de sete mil pessoas e gerou cerca de R$ 250 milhões em negócios. Lideranças ligadas ao setor, de países como China, Estados Unidos, Gana, Reino Unido, Guiné e Angola, entre outros, estarão no evento, bem como comitivas de 25 Estados do Brasil.

 A feira acontece de 25 a 27 de novembro e reúne toda a cadeia do setor de mandioca, desde indústrias e fornecedores até institutos de pesquisa. O objetivo é acelerar os negócios relacionados ao cultivo de mandioca, com foco na inovação e no fortalecimento da produção no Estado, para atender mercados bastante exigentes.  

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) marca presença no evento com seminário sobre produção de material e plantio, e palestra sobre combate à vassoura-de-bruxa, praga que ataca o cultivo de mandioca.

REFERÊNCIA - Segundo o prefeito da cidade, Maurício Gehlen, a Fiman é uma ótima oportunidade para a promoção de parcerias. “A mandioca tem ganhado reconhecimento internacional por sua importância estratégica para a segurança alimentar. A expectativa é reunir mais de 20 países, consolidando Paranavaí como referência mundial em mandiocultura industrial”, afirma.  A mandiocultura industrial é o cultivo de mandioca em larga escala para fornecer matéria-prima às indústrias que a processam como fécula, farinha, amidos e outros derivados. O processo exige o uso de tecnologias avançadas e visa obter raízes com alto teor de amido.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), o Brasil é o quinto produtor mundial, responsável por 5,7% da produção global. Em 2024, o setor movimentou mais de R$ 18 bilhões, com 19 milhões de toneladas colhidas, sustentando quase um milhão de estabelecimentos rurais no país.

Serviço:

Evento: Feira Internacional da Mandioca (Fiman)

Local: Parque Internacional de Exposições Costa e Silva

Endereço: Rodovia do Café – Zona 11 – Paranavaí/PR

Data: 25 a 27 de novembro de 2025

Horário: das 13h às 20h

Inscrições: https://fiman.com.br