Palestras sobre a Situação da Influenza Aviária na América do Sul 16/03/2023 - 15:45

Fiscais de Defesa Agropecuária Médicos Veterinários da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), estão realizando eventos de educação sanitária em todas as Unidades Regionais do Estado com a finalidade de expor as principais orientações e informações técnicas acerca do cenário global da doença bem como as ações a serem adotadas na implementação de planos de contingência, vigilância e prevenção da influenza aviária - IA.  As palestras tem como público alvo os profissionais que atuam diretamente na produção comercial de aves. 

Desde outubro do ano passado, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) registrou focos de Influenza Aviária na América do Sul. Atualmente são mais de 100 focos registrados no continente, sendo os últimos focos confirmados em aves comerciais na Argentina. Frente a esse contexto da doença em países de fronteira com o Brasil, é importante reforçar as medidas de biosseguridade e biossegurança na cadeia avícola, a qual apresenta expressiva importância para a economia e sociedade paranaense.

O diretor-presidente da Adapar, Otamir Martins, destacou que o Paraná e o Brasil nunca tiveram registros de gripe aviária, mas que a atenção de todos é necessária para que se mantenha esse status. Técnicos da Agência têm realizado eventos pelo Estado para orientação dos produtores, particularmente em relação aos cuidados com a manutenção das telas e portas dos aviários, para não deixar frestas, e não permitir a entrada de pessoas estranhas à produção.  A notificação de suspeita pode ser realizada por qualquer cidadão, presencialmente ou por telefone em qualquer Unidade Local da Adapar, ou, diretamente, por meio da plataforma e-Sisbravet.