O que a ADAPAR tem a ver com o peixe? 30/08/2013 - 15:00

Falar que peixe é saudável ou que comer peixe faz bem para a saúde ninguém discute, mas precisamos falar que quando olhamos uma boa porção de peixe à milanesa, na brasa, envolto na folha da bananeira ou quando vemos um pescado: camarão, ostras, e demais organismos aquáticos nas mais diversas formas de consumo, temos que pensar nos profissionais que estão trabalhando para que estes produtos cheguem de forma segura a mesa do consumidor.

No Estado do Paraná a ADAPAR – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná trabalha com os animais “dentro das porteiras” por meio da atuação da Gerência de Saúde Animal - GSA que tem a finalidade de desenvolver um conjunto de atividades que disponibilizam a informação necessária para o conhecimento, identificação ou prevenção de qualquer fator que interfira na saúde animal, com o objetivo de orientar as medidas específicas à prevenção, ao controle e à erradicação de enfermidades e garantir o padrão de qualidade e a sanidade dos rebanhos, inclusive dos peixes.

Depois, quando os pescados estão sendo transportados pelas estradas do nosso Estado, entra em ação a equipe da Gerência do Trânsito Agropecuário - GTRA que é responsável por controlar, fiscalizar a adequação dos veículos e monitorar o trânsito de animais, vegetais, insumos, seus produtos, subprodutos e resíduos, máquinas e implementos com o objetivo de mitigar ou eliminar a difusão de pragas e enfermidades no Estado do Paraná.

Ao chegar às indústrias entra em ação a Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal - GIPOA, com médicos veterinários que registram, auditam e fiscalizam os estabelecimentos, verificando o controle de qualidade implantado pelas empresas e atendimento das legislações específicas, com o objetivo de assegurar a fabricação de alimento de excelente padrão de qualidade propiciando ao consumidor produtos seguros e nutritivos.

Quando o pescado chega ao mercado ou nos restaurantes, a equipe da Vigilância Sanitária é a responsável pela fiscalização e controle para manutenção da qualidade desses produtos.

Ao consumidor cabe a responsabilidade de exigir dos mercados, peixarias e restaurantes produtos com a chancela de um serviço de inspeção e dentro do prazo de validade, levar para casa e aproveitar uma excelente refeição. Bom apetite!


X Semana do Peixe

“Pescado: dá água na boca e faz bem pra a saúde”. Sob este slogam o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA dará início na próxima terça-feira, 1º de setembro, a promoção da X Semana do Peixe. O evento segue até o dia 13 e tem como objetivo incentivar o consu-mo de pescado no País e contará com a participação de supermercados, bares e restauran-tes, escolas, centros de saúde, empresas e instituições. Acontecerão cursos, palestras, semi-nários, festivais gastronômicos, degustações, campeonatos, promoções em supermercados, distribuição em caminhões-feira e povoamento de alevinos (filhotes de peixe) em açudes e represas.

PROGRAMAÇÃO
Abertura Oficial da X Semana do Peixe: 5 de setembro de 2013 - 9hs no Mercado Municipal de Curitiba.

De 5 a 8 de setembro no Mercado Municipal de Curitiba:
Exposições institucionais e empresariais, cursos de treinamento par manipuladores e para o público em geral, seminário voltado aos atores da cadeia produtiva aquícola, mostra fotográfica com acervo do IPHAN, e a “Arena 7 de setembro” com exposições ligadas ao tema, degustações artesanato, exposição de aquários com peixes de cultivo para o abate, entre outras atrações.

13 de setembro:
Encerramento da campanha no Mercado Municipal.

GALERIA DE IMAGENS