O Paraná sedia a partir de hoje (2) dois grandes eventos na área do ensino da medicina veterinária e da sanidade agropecuária 02/12/2013 - 13:30

Durante uma semana Foz do Iguaçu será sede de dois importantes eventos na área do ensino da medicina veterinária e da sanidade agropecuária: o Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (ENDESA) e a 3ª Conferência Mundial sobre Educação Veterinária e o papel dos Organismos Veterinários.

O ciclo de eventos tem início com o Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (ENDESA), evento organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) e que tem por objetivo discutir e aperfeiçoar a qualidade do serviço veterinário oficial no Brasil e harmonizar os procedimentos técnicos dos diversos programas de saúde animal desenvolvidos no país. O encontro ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro e reunirá cerca de 500 fiscais de defesa agropecuária, federais e estaduais, trabalhadores da saúde, representantes das instituições de ensino e pesquisa, do setor privado e da sociedade civil.
Sob o tema "Defesa Animal, uma visão sem fronteiras” o ENDESA 2013 abordará aspectos sobre a vigilância epidemiológica em saúde animal e a prevenção, o controle e a erradicação de doenças, a segurança nas fronteiras, entre outros assuntos fundamentais para a sanidade animal no Brasil e no mundo.

Acesse aqui a programação do evento.



3ª Conferência Mundial sobre Educação Veterinária e o papel dos Organismos Veterinários Estatutários


Entre os dias 4 a 6 de dezembro será realizada a 3ª Conferência Global sobre Educação Veterinária e o Papel dos Organismos Veterinários. Promovida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a conferência reunirá cerca de 1.200 profissionais da área, incluindo delegados dos 178 países membros da OIE e representantes de governos estrangeiros, que tratarão da necessidade de uma melhor harmonização global da formação veterinária, com base nas diretrizes emanadas pela própria OIE e do reforço ao papel dos Organismos Veterinários Estatutários na regulação do trabalho, garantindo a qualidade e ética profissional.

A OIE está preocupada em adequar o ensino da medicina veterinária às demandas das cadeias produtivas e a qualidade dos serviços veterinários oficiais e privados disponíveis nos países participantes da entidade. Entre os temas a serem discutidos estão as dificuldades que a profissão de médico veterinário enfrenta nas áreas de saúde pública, defesa sanitária, bem estar animal e garantia do alimento seguro.

Acesse aqui a página oficial do evento.


GALERIA DE IMAGENS