Manejo de formiga cortadeira é tema de evento técnico no Noroeste do estado 28/09/2017 - 15:30

No dia 31 de agosto a Adapar participou de evento técnico sobre o controle de formigas cortadeiras, sua legislação e manejo de pastagens. Na ocasião o Fiscal de Defesa Agropecuária, Engenheiro Agrônomo Robson Oliveira dos Santos explanou sobre a legislação que se aplica para o controle de formiga cortadeira e sobre os procedimentos quanto ao registro de reclamações junto à Adapar. Robson enfatizou a obrigatoriedade de se fazer o manejo das formigas cortadeiras, sob pena de o produtor sofrer sanções e penalidades previstas na legislação vigente, podendo de acordo com a gravidade variarem de advertência, multa e até mesmo a interdição da propriedade, de acordo com a Lei Estadual nº 11.200/95 (Lei de Defesa Sanitária Vegetal).

“Além das fiscalizações, a Adapar realiza trabalho de educação sanitária como forma de orientação aos produtores quanto à sanidade vegetal do Estado”, informa Robson Santos.

O evento foi realizado pela Emater de Esperança PR e contou com apoio da Secretaria de Agricultura do município. A tarde de campo contou com a presença de mais de 70 produtores rurais, técnicos e autoridades.

CAPACITAÇÃO: A Adapar, em parceria com o Senar, realizou 03 cursos sobre a Elaboração de Planos de Manejo de Formigas Cortadeiras, nos quais foram capacitados aproximadamente 50 profissionais da iniciativa privada, principalmente das regiões Noroeste, Norte, Oeste e Sudoeste, regiões onde as formigas cortadeiras ocorrem com maior incidência e geram maiores prejuizos, conforme dados registrados junto aos Conselhos de Sanidade Agropecuária.

GRUPO DE TRABALHO: Instituído na âmbito da Campanha Plante Seu Futuro, campanha que fomenta as boas práticas na produção agropecuária paranaense, um grupo de trabalho composto por representantes da Adapar, Emater, Faep e Senar, está organizando uma reunião a ser realizada no mês de outubro, com fabricantes, revendas e cooperativas, com a finalidade discutir sobre os produtos disponíveis no mercado e ajustar a comercialização em atendimento à legislação federal de agrotóxicos, que disciplina a utilização de produtos registrados e cadastrados para o manejo da formiga cortadeira. Desde 2015 está em vigor a Portaria 212 da Adapar, que estabelece medidas para o manejo de formigas cortadeiras no Estado do Paraná, e determina a obrigatoriedade da adoção de práticas de manejo aos proprietários ou os possuidores, a qualquer título, de áreas agrícolas, bem como faixas de domínio de vias de transporte rodoviário e ferroviário, públicas ou privadas, inclusive concessão.

GALERIA DE IMAGENS