II Workshop de Atualização em Defesa Sanitária Animal Reúne Médicos Veterinários em Londrina 08/11/2016 - 15:00

Após grande adesão de médicos veterinários em sua primeira edição, o grupo de trabalho Incremento na Sanidade Animal dos Observatórios Sistema FIEP promoveu a II Edição do Workshop - Atualização em Defesa Sanitária Animal, no dia 19 de outubro de 2016, em Londrina/PR, no Parque de Exposições Ney Braga.

O workshop foi um evento gratuito e reuniu médicos veterinários cadastrados e habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), além de estudantes, num total de 130 participantes. O evento teve foco na importância da atuação dos profissionais da iniciativa privada na defesa sanitária animal do país. O Workshop foi idealizado devido à necessidade da integração dos elos e do alinhamento dos profissionais da iniciativa privada com o serviço veterinário oficial.

Conteúdo: O professor Amauri Alfieri (UEL) abriu o evento, dissertando sobre as “Doenças de Notificação Obrigatória e sua importância”. Em seguida, a médica veterinária Marta Freitas (Adapar) proferiu a palestra: Operacionalização da Notificação Obrigatória de Doenças em Animais. Na sequência, o médico veterinário Diego Rodrigues (MAPA) proferiu palestra sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose, complementada pela palestra do médico veterinário Gustavo Becker (Adapar), que abordou o acondicionamento de amostras para diagnóstico de Brucelose animal. Em continuidade ao evento, o médico veterinário Ênio Granatto (Polícia Militar do Paraná) abordou o tema “Identificação de Equinos e Resenha”, seguido pelo médico veterinário Carlos Costa (Adapar), que apresentou um “Relato de Caso de Febre Aftosa”. O tema “Raiva dos Herbívoros e a Vigilância de Alimentos de Ruminantes para a Prevenção da Encefalopatia Espongiforme Bovina” foi abordado pelo médico veterinário Romerson Dognani (Adapar). Em seguida, o médico veterinário Gilmar Neves (Adapar) dissertou sobre as principais dúvidas em trânsito de equinos no Paraná. O evento foi concluído com a palestra do médico veterinário Edegar Kruger (MAPA), sobre o tema “Anemia Infecciosa Eqüina e Mormo, como enfrentar essas doenças”.

A Fiscal Federal Ellen Laurindo (MAPA) avaliou, “A integração entre o serviço veterinário oficial e colegas que atuam na iniciativa privada é fundamental na garantia da sanidade dos rebanhos e qualidade dos produtos agropecuários brasileiros. Foi um evento muito proveitoso nesse sentido”. Ela adianta que outros eventos desta natureza serão realizados ainda em 2016, como o II Ciclo de Atualização em Mormo, que será realizado no dia 17/11/2016 em Maringá (durante a Exposição de Maringá), novamente voltado aos profissionais que atuam a campo.

O grupo de trabalho formado pelos Observatórios de Biotecnologia Animal da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), conta com representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV/PR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Sindicato de Veterinários do Paraná (SINDVET/PR), Sindicato de Avicultores do Paraná (Sindiavipar/PR).

Texto adaptado: www.fiepr.org.br/observatorios/biotecnologia-animal

GALERIA DE IMAGENS