Gerência de trânsito agropecuário faz os preparativos finais para área livre de febre aftosa sem vacinação 05/09/2019 - 15:47

O Paraná se prepara para um grande passo na sanidade animal. Com vistas ao novo status sanitário de Estado livre de febre aftosa sem vacinação, a Adapar solicitou melhorias em seus sistemas de informação. Com o novo status sanitário fica proibida a entrada de animais vacinados contra febre aftosa no Paraná. Os animais susceptíveis à doença (suínos, caprinos e ovinos), que não recebem vacina, poderão entrar no Estado mediante autorização prévia emitida pelo Ministério da Agricultura ou pela Adapar.

O “Sistran”, sistema de controle do trânsito agropecuário, é um dos sistemas que foi otimizado para fornecer os dados necessários de controle e fiscalização, e subsidiar ações necessárias a proteção do nosso rebanho. Dentre as melhorias do Sistran, estão o registro de ações frente às inconformidades encontradas durante as fiscalizações nos Postos Fixos de Trânsito Agropecuário – PFTA, possibilidade de registro de ocorrências nos postos da Polícia Rodoviária Estadual, inclusão dos dados dos transportadores (útil nos casos de evasão), entre outras melhorias.

Com estas mudanças, as cargas em trânsito serão rastreadas na entrada e saída no Estado, podendo gerar um alerta nos casos de não confirmação da Guia de Trânsito Animal – GTA, em até 24 horas após o registro da entrada da carga, no PFTA integrante do corredor sanitário estabelecido como rota. Em 2018, houve registro de cerca de 3500 cargas em trânsito que passaram pelo Paraná.

Outro sistema que foi modernizado foi o “Confirma GTA”, utilizado nos estabelecimentos de abate do Paraná, permite confirmar que as cargas de animais destinadas ao abate, realmente chegaram ao seu destino. Segundo Muriel Moreschi, gerente de Trânsito Agropecuário – GTRA da Adapar, tais incrementos vão conferir ferramentas importantes no controle do trânsito agropecuário.

“Durante os meses de setembro e outubro, serão realizados treinamentos em todos os PFTA da Adapar, onde haverá uma atualização de conteúdo e procedimentos para todos os servidores envolvidos com os postos fixos. O primeiro treinamento ocorreu com os servidores do PFTA de Guaratuba, um dos PFTA mais movimentados do estado”, afirma Moreschi.

 

GALERIA DE IMAGENS