Em simpósios sobre manejo de animais e saúde única, Adapar orienta sobre atuação em desastres 05/12/2025 - 09:50
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participou dos simpósios sobre manejo de animais e de saúde única, que aconteceram entre os dias 2 e 4 de dezembro. A agência atuou na orientação durante um simulado de gabinete. Os eventos são promovidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) em parceria com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. A atividade integrou as comissões estaduais de Gestão de Riscos de Animais em Desastres, Saúde Única e Animais Selvagens.
Durante o exercício, a agência contribuiu com orientações sobre procedimentos a serem adotados em situações de desastre envolvendo áreas rurais. O chefe do Departamento de Saúde Animal, Rafael Gonçalves Dias, destaca a atuação do serviço veterinário oficial. “Nestes casos é necessário agir de forma estratégica, pois estes eventos podem impactar diretamente na sanidade e no bem estar dos nossos rebanhos, o que torna a participação do serviço essencial na cadeia de comando de desastres", afirma o gestor.
Segundo o chefe da Divisão de Sanidade dos Suínos da agência, João Humberto Teotônio de Castro, desastres em zonas rurais podem ter diversas consequências. “Frequentemente desastres no campo resultam em emergências sanitárias, como o ressurgimento de zoonoses e a disseminação de doenças que afetam a saúde animal. Esse é mais um motivo para que serviço veterinário oficial esteja envolvido em todas as ações e incursões, atuando dentro de suas prerrogativas institucionais”, finaliza o médico veterinário.
SIMPÓSIOS – A programação dos eventos englobou uma ampla variedade de temas relacionados ao manejo de animais em situações de risco. Entre os assuntos discutidos estavam o papel da Defesa Civil Estadual e da Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres, atendimento de ocorrências com produtos perigosos, derramamentos de petróleo e seus impactos sob a perspectiva da Saúde Única, e o funcionamento do Sistema de Comando de Incidentes.
Também foram tratadas técnicas de construção de abrigos, manejo sanitário de animais de companhia e selvagens, respostas a emergências ambientais e estratégias de destinação de animais oleados. O evento incluiu ainda um simulado prático e uma mesa-redonda sobre planos de contingência que integram saúde humana, animal e ambiental.












