Em cooperação com Goiás, Adapar planeja modernizar sistemas de defesa agropecuária 29/11/2024 - 10:25
Para modernizar a tecnologia de defesa agropecuária, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná trabalha para a implementação do novo sistema informatizado, similar ao desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária de Goiás (Agrodefesa - GO). Com esse objetivo, a Adapar recebeu nesta semana, representantes da agência goiana para aprofundar o conhecimento sobre o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).
A comitiva goiana foi composta pelo Kennedy Arantes, representante da gerência de Tecnologia da Informação (TI) e por Fernanda Fraganello, representante da gerência Sanidade Vegetal. Entre os dias 25 e 29 de novembro, eles estiveram na sede da Adapar, em Curitiba, conduzindo reuniões com chefes de divisões e departamentos da agência paranaense.
Participaram das apresentações representantes de diversos setores da Adapar, como o Departamento de Saúde Animal (DESA), Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (DPAV), Departamento de Sanidade Vegetal (DESV) e o Departamento Técnico de Tecnologia da Informação (UTTI).
Os debates incluíram temas como trânsito animal, gestão de propriedades, cadastro de produtos e empresas, além de sistemas de monitoramento e defesa sanitária.
SISTEMA - O Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) é uma ferramenta informatizada que centraliza dados e processos relacionados à defesa agropecuária. Segundo a Agrodefesa, o sistema permite a consulta de saldo de rebanhos, declaração de vacinação, emissão de documentos zoofitosanitários, e o cadastro de responsáveis técnicos e áreas de produção agrícola.
Segundo do diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, a modernização é um compromisso assumido da atual gestão. “Hoje e cada vez mais, a tecnologia deverá ser utilizada na defesa agropecuária, assim como a análise de risco e a inteligência e esse sistema reforçará em muito as nossas ações a campo”, destacou Otamir.
Marcelo Andrade Amadeu, do Departamento Técnico de Tecnologia da Informação (UTTI) da Adapar, destacou que as reuniões são resultado de um termo de cooperação entre as duas entidades. “A iniciativa busca modernizar os processos e fortalecer a defesa agropecuária paranaense com soluções tecnológicas eficazes e maiores facilidades ao produtor”, afirmou.
Amadeu ressalta que também um estudo será realizado para definir quais módulos serão priorizados na implementação inicial e como será conduzido o processo de migração de dados do sistema atual para o novo sistema.
AVANÇOS – Neste ano, buscando aprimorar seus sistemas para facilitar acessos e serviços aos produtores paranaenses, a Adapar enviou comitivas para o Mato Grosso do Sul (MS) neste mês, para conhecer os sistemas informatizados da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro-MS).