Curso para Responsáveis Técnicos sobre o Cancro Europeu das Pomáceas realizado pela ADAPAR 23/08/2013 - 22:30

Vinte e seis engenheiros agrônomos já habilitados para a Certificação Fitossanitária de Origem de vegetais potenciais hospedeiros de pragas quarentenárias das pomáceas (Maçã, Pêra e Marmelo) participaram do curso para inclusão da praga Neonectria galligena (Cancro Europeu das Pomáceas) na habilitação. Além dos profissionais habilitados, vindos de várias regiões do Paraná e também dos Estados de Santa Catarina e de São Paulo, também participaram do curso sete engenheiros agrônomos fiscais de defesa agropecuária da ADAPAR.

O curso, realizado no dia 15 de agosto nas dependências do Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti / ADAPAR, em Curitiba, contou com o apoio da Escola de Governo do Paraná (EGPR), da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA-SFA/PR), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

Os palestrantes do Curso foram o pesquisador José Itamar da Silva Boneti (Epagri), a Professora Natasha Akemi Hamada (IFPR), a Engenheira Agrônoma Wilsimar Adriana de A. Peres (MAPA-PR) e o Engenheiro Agrônomo Paulo Jorge Pazin Marques (ADAPAR).

“Depois de aprovados no curso, os profissionais poderão incluir a nova praga nas suas respectivas habilitações e dar início ao acompanhamento das propriedades inscritas no sistema de certificação, visando aplicação das medidas previstas na Instrução Normativa MAPA nº 20/2013, para o controle e manejo da praga Neonectria galligena, contribuindo para evitar a disseminação do Cancro Europeu em pomares do Paraná”, explica o engenheiro agrônomo Paulo Marques, coordenador do Programa de Sanidade da Fruticultura da ADAPAR.

GALERIA DE IMAGENS