Com foco na eficácia dos serviços, Adapar realiza evento para ambientação de novos servidores 21/05/2024 - 14:16
Abertura do evento discutiu o perfil do agro paranaense e a atuação pela qualidade sanitária no Estado
Debates sobre a agropecuária paranaense, inovação e sustentabilidade foram os principais assuntos na abertura da Ambientação Institucional para novos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que começou nesta terça-feira (21) e segue até a quinta-feira (23).
O objetivo do evento, que acontece na Sala de Reuniões do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná–Iapar-Emater (IDR-Paraná), foi acolher os fiscais de defesa agropecuária convocados por meio do último concurso público de Edital 21/2020, retomando pelo pelo Edital 40/2020 de 14 de Julho de 2021. A programação incluiu apresentações de representantes do Sistema Seagri, rodas de debate e espaço para sugestões e dúvidas dos novos membros da equipe de defesa agropecuária do Paraná.
A ambientação acolhe no total 20 novos Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA´s), atuando como médicos veterinários recém-chegados na Adapar. Eles atuam desde 2023 na instituição, lotados em 20 Escritórios Locais distribuídos por todo o Estado do Paraná.
Na abertura do evento, o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, apresentou as diretrizes e a atuação da Adapar no Estado, e reforçou que a evolução da defesa sanitária precisa acontecer de forma integrada, com forças de trabalho em equipes. “Temos sempre que procurar parceiros, pois não adianta querer fazer o trabalho sozinho. Todos aqui são uma equipe. Eu não acredito em trabalho individual, a minha vida toda foi em trabalho em equipe”, disse.
Martins que também reflete na inovação e o futuro da defesa agropecuária no Estado, e como os novos podem agregar nessa construção. “A Adapar do futuro somos todos nós. A construção da Adapar, não é só da Diretoria, só dos Chefes de Escritório e Departamentos. Cada um pode promover a Agência no município em que está inserido.” completou.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, falou sobre a expectativa de sequência dos trabalhos na agricultura do Estado. “O Paraná é importantíssimo na produção de grãos, de proteína animal e exporta para o mundo inteiro. Nosso desejo é que a agricultura tenha prioridade, acima do que cada instituição faz. Cada instituição tem sua missão, e a partir desse fator, integrados buscamos uma agricultura de qualidade”, apontou. Natalino reforçou o apoio do Estado às cadeias produtivas. “O agricultor precisa enxergar nas nossas instituições alguém que possa socorrê-los. Essa atividade institucional é uma atividade nobre, que mantém a qualidade da agricultura e promove um rural menos desigual, e mais sustentável”.
PARCERIAS - Também participou do encontro o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz. Ele apresentou aos novos fiscais o programa Banco de Alimentos - Comida Boa. O projeto tem por objetivo promover o abastecimento e o acesso à alimentação complementar para pessoas em vulnerabilidade social, nutricional e instituições sociais.
O propósito dessas ações é arrecadar e distribuir gratuitamente alimentos não comercializados no atacado ou fora de padrão, mas ainda em condições próprias de consumo. Creches, hospitais, asilos, casas de recuperação, casas, lares e outros, que atendam pessoas em estado de insegurança alimentar e nutricional e famílias em vulnerabilidade social são o público-alvo do programa. “É um projeto que já existe há muitos anos, e trabalha com mão de obra de apenados, para promover a ressocialização. É um projeto completo, que visa a redução de desperdícios e aumento da segurança alimentar em vulnerabilidade”, disse Bublitz.
O diretor-presidente do IDR-Paraná, Richard Golba, falou sobre a necessidade do trabalho integrado. “O Paraná tem muitos desafios, como aumentar a renda no campo. Aqui começa a nossa integração, pois teremos a demanda de viabilizar apoio e enfrentar este desafio”. Golba afirmou que a Adapar é uma aliada para atuar na evolução da condição de sustentabilidade e realidade das famílias no Estado. “O maior desejo é fortalecer ainda mais a integração. Trabalhos e parcerias integradas sempre multiplicam resultados e fortalecem a qualidade”.
EVENTO — O evento é estruturado em painéis com moderadores e rodas de debates entre os palestrantes. Os temas abordados incluem o panorama e desafios da agropecuária paranaense; a estrutura organizacional da Adapar; estratégias de comunicação assertiva e o plano de comunicação; desempenho e mentoria de atuação; planejamento dos escritórios locais e o papel do chefe regional no desenvolvimento. Também serão discutidas experiências no trabalho em rede; melhorias na estrutura regional, além de ética e combate ao assédio nas relações de trabalho e nos processos de fiscalização.
TRANSMISSÃO - A ambientação conta com transmissão ao vivo, e o acesso está disponível através deste LINK.