Cinco novos servidores realizam a escolha de vagas na Adapar 12/11/2025 - 13:00

Na manhã desta terça-feira (11), cinco médicos veterinários estiveram na sede da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) em Curitiba para realizar a escolha de seus locais de trabalho nos Escritórios Locais da agência. As vagas ocupadas são para o cargo de Fiscal de Defesa Agropecuária (FDA) na função de Médico Veterinário. Os profissionais recém-chegados têm até 30 dias corridos para entrarem em exercício nas respectivas unidades de trabalho selecionadas.

Os novos servidores escolheram ocupar as vagas nos municípios de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba; Guaraniaçu e Nova Laranjeiras na região Centro-Sul; São Jorge do Oeste, no Sudoeste; e Guaíra, no Oeste paranaense. A oferta das vagas acontece em uma chamada de reposição, proveniente do Edital de Concurso Público da Adapar Nº 021/2020.

Representantes do Departamento de Recursos Humanos passaram as primeiras orientações em relação à posse e ao início do exercício para os novos servidores, além de tirar dúvidas administrativas, durante a reunião. Após a escolha de vagas, os novos fiscais tiveram a oportunidade de interagir com representantes da diretoria e dos departamentos técnicos, recebendo as informações mais relevantes sobre as atribuições da autarquia e do médico veterinário no serviço oficial.

Para o chefe do Departamento de Saúde Animal (Desa), Rafael Gonçalves Dias, a ocupação das vagas pelos novos servidores traz um novo fôlego e força para os serviços realizados na Adapar. “A chegada dos novos médicos-veterinários fortalece o trabalho da Adapar na proteção da sanidade animal e na garantia da qualidade dos produtos agropecuários do Paraná. Eles trazem renovação, energia e conhecimento técnico para seguir construindo um serviço público cada vez mais eficiente e comprometido com o produtor e com a sociedade”, afirma o gestor.

QUALIFICAÇÃO – O treinamento para os novos fiscais será feito por um mentor, servidor com experiência que acompanha os novos integrantes, designado pelo próprio diretor-presidente e começará a partir de janeiro de 2026, já no seu local de trabalho. Haverá ainda um treinamento geral sobre os programas oficiais de defesa sanitária animal e sobre as atribuições dos fiscais realizado por cada um dos departamentos.

GALERIA DE IMAGENS