Certificação de produção da Adapar tem destaque na maior feira supermercadista do Paraná 23/04/2025 - 13:57
Em parceria com a Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR), a Adapar teve participação de destaque na ExpoApras 2025 – evento que reuniu mais de 450 marcas expositoras para discutir o setor supermercadista e fomentar novos negócios. No estande da Ceasa, que promoveu a integração entre os setores, a agência apresentou seu projeto de Certificação de Produção. Com a exposição de morangos de cinco produtores já certificados, os visitantes puderam conhecer de perto os produtos com o selo concedido pela Adapar.
As embalagens trazem um QR Code que permite o acesso a informações como datas de fiscalizações, resultados de análises laboratoriais e rastreabilidade da produção. Representantes da Agência também realizaram demonstrações do projeto diretamente aos supermercadistas. Alguns supermercados já contam com morangos com embalagens que indicam o Selo Adapar.
Segundo o engenheiro agrônomo Juliano Galhardo, coordenador do projeto, a feira também foi uma oportunidade para ampliar o alcance da certificação. “Já passaram vários produtores por aqui interessados em aderir ao processo de certificação. Estamos aproveitando o momento para coletar os dados e dar sequência ao processo, com o objetivo de que mais agricultores façam parte do programa”, afirmou.
“O selo configura uma oportunidade que a Adapar oferece aos produtores para diferenciar e qualificar seus produtos com o reconhecimento oficial da defesa agropecuária”, afirma Sabrina Jacques Farias, fiscal de Defesa Agropecuária do Escritório Regional de Curitiba, que participou ativamente das inspeções nas propriedades certificadas e esteve em contato com produtores durante a feira. Segundo ela, a demanda pelo selo surgiu a partir da crescente preocupação do consumidor com a segurança e a qualidade dos alimentos.
SELO ADAPAR - O programa começou com um projeto-piloto na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e certificou morangos de sete propriedades rurais em cinco municípios. A experiência bem-sucedida resultou na publicação da Portaria 82/2024 de 05 de março de 2024, que estabelece os procedimentos para a certificação de produtos de origem vegetal no Paraná, abrindo caminho para a expansão da iniciativa para outras culturas.
O projeto foi desenvolvido pela Adapar em parceria com o Sistema FAEP/Senar-PR, permitindo que produtores tenham um selo de qualidade que sinaliza boas práticas de produção e manejo, garantindo um alimento seguro para consumo.
“Esse selo representa uma evolução na relação entre produção agrícola, boas práticas e consumo consciente. A certificação dá mais segurança ao consumidor e valoriza o agricultor que cumpre as boas práticas. É um instrumento que fortalece a credibilidade da produção paranaense, tanto no mercado interno quanto externo”, destaca Paulo Brandão, chefe do Departamento de Sanidade Vegetal (DESV) da Adapar.
COMO PARTICIPAR - Para aderir ao programa, o fruticultor deve contar com um responsável técnico – engenheiro agrônomo, técnico agrícola ou similar –, que acompanhará a produção na propriedade. Esse profissional precisa passar por um curso de formação desenvolvido pela Adapar. Além disso, o produtor também deve concluir quatro cursos específicos ofertados pelo Sistema FAEP, que garantem a adoção de boas práticas agrícolas, monitoramento de pragas e doenças e sustentabilidade na produção.
Após as análises técnicas, se constatada a conformidade às normas de qualidade, a Adapar concede aos agricultores um selo que é adicionado às embalagens. Mais informações para a obtenção do selo podem ser conferidas AQUI.
EXPOAPRAS — O tema da ExpoApras 2025 é “Inovação e Tecnologia Conectando Gerações”, alinhado à realidade do mercado, em que diferentes gerações estão coexistindo profissionalmente. Neste ano, o evento terá uma área de vendas de 14 mil metros quadrados, tornando-se a maior feira já promovida pela associação. A expectativa é de uma movimentação financeira superior a R$ 1 bilhão. A feira segue até quinta-feira (24) e conta com discussões sobre o setor e concretização de novos negócios.