Barreiras Volantes são importante ferramenta da Defesa Agropecuária no Paraná 11/07/2014 - 09:25

Para a Defesa Agropecuária as fiscalizações do trânsito agropecuário através de ações volantes representam uma ferramenta diferencial no objetivo de garantir a sanidade e a qualidade dos produtos que abastecem o mercado interno e externo.

A Adapar conta em sua estrutura de 08 (oito) Unidades Volantes de Fiscalização do Trânsito Agropecuário que foram adaptadas especialmente para a atividade, e estão sendo utilizadas como unidades móveis de fiscalização no interior do Estado.

PLANEJAMENTO REGIONAL - A Unidade Regional de Sanidade Agropecuária de Maringá, seguindo esta linha de ação, está desenvolvendo uma programação anual de atividades volantes com a participação de Fiscais e Assistentes de Fiscalização de Defesa Agropecuária das Gerências de Saúde Animal (GSA), Sanidade Vegetal (GSV) e Inspeção de Produtos de Origem Animal (GIPOA).
Até o início deste mês de julho naquela Regional foram realizadas 16 fiscalizações volantes de um total anual das 39 programadas, com abordagens no trânsito de animais e vegetais, seus produtos, subprodutos, resíduos e insumos, e com significativos ganhos de eficiência pela facilidade de deslocamento das vans e disposição dinâmica em pontos estratégicos, que muitas vezes não apresentam nenhuma estrutura física de suporte.

RESULTADOS - No município de Nova Esperança, na rodovia BR 376, foi realizada uma ação volante, com abordagem de 35 (trinta e cinco) veículos. Como resultado da operação foram apreendidos 150 Kg irregulares de produtos de origem animal. Os transportadores foram autuados e os devidos procedimentos foram executados pela equipe da GIPOA presente, com oficialização as Vigilâncias Sanitárias e Serviços de Inspeção Municipais de procedência dos produtos, para desencadeamento de ações complementares envoltas na Saúde Pública.

GALERIA DE IMAGENS