Agrotóxicos: Tema é debatido no FONESA 08/06/2016 - 16:53

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) se destacou ontem (07/06) na reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), em Goiânia, com a palestra “Reavaliação da Eficiência dos Agrotóxicos Cadastrados no Paraná para Controle de Ferrugem Asiática”.

O Fiscal de Defesa Agropecuária, engenheiro agrônomo, Renato Young Blood, ministrou a palestra abordando aspectos da Portaria nº 91 de maio de 2015 da Adapar, que estabelece que os agrotóxicos cadastrados pela agência devem apresentar eficiência mínima de 80% para controle de cada alvo biológico, ou, ser superior à média de eficiência dos produtos disponíveis para cada alvo. Renato explanou sobre a recente decisão da Adapar, em suspender o uso de agrotóxicos com baixa eficiência para controle da ferrugem asiática da soja, restringindo o uso de 66 produtos ineficientes para o controle desta praga. A decisão foi embasada a partir dos resultados de ensaios de eficiência, realizados em três ciclos de cultivo de soja (2012 a 2015), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O fiscal destacou que restam 25 agrotóxicos cadastrados, que apresentam conformidade quanto aos padrões estabelecidos para uso no cultivo da soja.

A reunião contou com a participação de representantes de 25 unidades da federação, os quais foram unânimes em manifestar apoio a Adapar.

O Fonesa é composto por representantes do serviço estadual oficial de defesa agropecuária de todas as Unidades Federativas e do Distrito Federal e é presidido pelo diretor presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz.

GALERIA DE IMAGENS