Agroindústrias das regiões Central e Centro-Sul do Paraná recebem Selo Susaf-PR 13/10/2025 - 08:57
Três novas agroindústrias paranaenses integram o grupo das certificadas pelo Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-PR). Na quinta-feira (9) a Central - Fabricação De Embutidos e Defumados, de Pitanga, na região Central, recebeu o selo. Nesta sexta-feira (10) foi a vez da Queijaria Serra dos Macacos e da Granja Carijó, ambas localizadas em Nova Laranjeiras no Centro-Sul do Estado.
A indústria de embutidos e defumados teve a adesão ao Susaf-PR viabilizada pelo Consórcio Cid Centro, que abrange 31 municípios. A entrega da certificação aconteceu durante um evento que reuniu prefeitos e lideranças da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro). Durante a ação, foi assinado um convênio para aquisição de maquinários para reforçar a infraestrutura da área rural dos municípios da região.
As certificações desta sexta-feira ocorreram no Centro de Eventos de Laranjeiras do Sul e reuniram produtores, lideranças regionais, autoridades estaduais, deputados, prefeitos da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu (Cantu) e representantes do Sistema Estadual da Agricultura (Seagri).
A Queijaria Serra dos Macacos, sediada em Nova Laranjeiras, foi um dos destaques da solenidade. O principal produto da marca é o Queijo Colonial Maturado por 50 dias, que já conquistou medalha de bronze no Mundial do Queijo do Brasil, além do Selo Super Ouro e o título de Melhor Queijo Colonial Maturado do Paraná no Prêmio Queijos do Paraná (2023). O produto também recebeu medalha de prata no Prêmio CNA Brasil Artesanal, na categoria Tratamento Térmico, consolidando o nome da Serra dos Macacos entre os melhores do país.
Outra agroindústria certificada foi a Granja Carijó, também de Nova Laranjeiras, dedicada à produção de ovos. A entrega do certificado aconteceu durante uma cerimônia que contou ainda com exposição de produtos típicos e integração entre produtores e técnicos regionais.
Para o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, a certificação cumpre um importante papel para o crescimento da empresa. “É uma agroindústria familiar, em que a esposa, o esposo e os filhos trabalham e vendem em Pitanga um produto de alta qualidade e que agora terá como alcance de mercado todo o Paraná”, pontua o gestor.
NOVAS ADESÕES – Anteriormente nesta semana, a agroindústria JD Comércio de Tripas, de Itaipulândia, no Oeste do Estado, também aderiu ao sistema. Ao todo são 195 municípios integrantes do Susaf e, com quatro novas agroindústrias contempladas, o número de empresas certificadas chegou a 146. A proprietária da fábrica de embutidos e defumados Central, Elisangela Ferreira, comenta a satisfação e os benefícios de aderir ao Susaf-PR
“É um orgulho muito grande para nós essa conquista, que começamos a comercializar nossos produtos só no município de Pitanga, passamos para o Consórcio CID Centro, que foi um grande avanço, e agora poder vender para o Paraná inteiro”, relata. “ Só tenho a agradecer a Deus e a todos os envolvidos por essa conquista”, comemora a produtora.
A proprietária da queijaria Serra dos Macacos, de Nova Laranjeiras, Ozana Padilha Moreira Kaveski, destacou os benefícios da adesão ao sistema. “Em Nova Laranjeiras temos bons clientes, mas o comércio é limitado. Com o Susaf, teremos a possibilidade de ampliar as vendas, alcançar novos mercados e levar nossos produtos para os grandes centros do Estado. Essa oportunidade de acessar os grandes centros através do Susaf é um privilégio, um benefício enorme para as pequenas agroindústrias como a nossa. Acredito que, no Estado todo, quem está no grande centro já tem um mercado enorme disponível”, afirmou.
SISTEMA - A certificação permite que as agroindústrias indicadas e aprovadas comercializem seus produtos em todo o Paraná, com foco especial nas unidades familiares e de pequeno porte. Ao aderirem ao sistema, as empresas assumem o compromisso de manter rigorosos padrões de produção e higiene, garantindo a segurança dos alimentos e a confiança dos consumidores. A fiscalização contínua fica a cargo do poder público municipal.
Criado em 2013 e regulamentado em 2020, o Susaf-PR garante a qualidade sanitária e fortalece o desenvolvimento das agroindústrias familiares. Atualmente, 195 municípios já integram o sistema, seja de forma independente ou por consórcios, e 146 agroindústrias estão cadastradas em todo o Paraná.