Adapar visita UFPR no litoral para fortalecer a vigilância à Influenza Aviária 30/03/2023 - 08:27

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) visitou em 17/03/2023, o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CReD) da @ufpr_oficial para conhecer o trabalho do @lecufpr e as ações realizadas no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) pela UFPR.

A ADAPAR é o órgão responsável por monitorar a gripe aviária no estado do Paraná. “Um dos principais agentes que podem transmitir a doença para a avicultura, principalmente a industrial, são as aves silvestres e migratórias”, explica o gerente de saúde animal da ADAPAR, Rafael Gonçalves Dias.

PARCERIA

A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação, por meio do PMP-BS/UFPR, auxiliará no monitoramento da doença, intensificando suas ações de avaliação das aves marinhas, em especial as migratórias.

O PMP-BS/UFPR faz o monitoramento sistemático (diário ou semanal, dependendo da praia) em quase 100 km ao longo da costa paranaense. Este monitoramento tem por objetivo registrar a fauna marinha da região, assim como avaliar a saúde dos animais, atender aos indivíduos vivos e encaminhar as análises dos encontrados mortos.

Mais de 40 espécies de aves silvestres, costeiras e oceânicas, migratórias e residentes, estão entre as atendidas pelo PMP-BS/UFPR, por isso a parceria entre as instituições é essencial e contribuirá com a vigilância e monitoramento da doença no estado.

Destacamos que a equipe @lecufpr, via PMP-BS, segue protocolo específico para identificação de possíveis casos de influenza aviária no Brasil, orientado e padronizado com outras bases do PMP-BS, contribuindo para a sanidade animal e a segurança dos profissionais envolvidos.

“A ação integrada entre a ADAPAR e a equipe LEC/UFPR tem base no contexto de saúde única e é de relevância para garantir saúde pública e bem-estar de nossa população de fauna e humana”, ressalta a bióloga coordenadora do PMP-BS/UFPR, Camila Domit.

SOBRE A GRIPE AVIÁRIA

No final de 2022 a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) emitiu um alerta sobre o surto da doença e nesta semana foram registrados casos em animais na Argentina e Uruguai, fato que coloca o Brasil em alerta.

A Influenza Aviária, popularmente chamada de “gripe aviária”, é uma doença viral de alto contágio que atinge principalmente aves e mamíferos. Em humanos o índice de contágio é muito baixo e com riscos bem menores do que nos animais, porém é preciso manter cuidados para evitar a propagação do vírus.

Caso encontre, ou tenha contato com aves silvestres que apresentem sintomas respiratórios, digestivos e nervosos, ou observe uma mortalidade acima do normal, entre em contato com os órgãos oficiais do seu estado: Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR): 41 3313 4000

SOBRE O PROJETO DE MONITORAMENTO DE PRAIAS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (litoral do Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba (ao sul) e Guaraqueçaba (ao norte).

Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.

Contato Adapar: areadesanidadeavicola@adapar.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS