Adapar realiza treinamento para fiscais e assistentes em emergências sanitárias avícolas 16/08/2024 - 14:50
Para atender à missão institucional de promover a saúde animal em benefício da sociedade, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) promoveu nesta última quinta-feira (16) em Curitiba uma capacitação no atendimento de emergência avícola. O treinamento integrou 33 Fiscais de Defesa Agropecuária, Médicos Veterinários do Departamento de Saúde Animal, dois Assistentes de Fiscalização e uma Auditora Fiscal Federal Agropecuária.
O treinamento foi ministrado pela Divisão de Sanidade Avícola da Adapar com abordagem teórica e prática. “A capacitação constante dos servidores é uma importante ferramenta para uma atuação assertiva nos casos suspeitos de Influenza Aviária e Doença de Newcastle com segurança e eficiência”, afirma a chefe de Divisão de Sanidade Avícola da Adapar, Pauline Sperka de Souza.
O chefe do Departamento de Saúde Animal, Rafael Gonçalves Dias, reforça que, com os desafios crescentes, como a ameaça de doenças emergentes e a necessidade de atender a padrões cada vez mais exigentes de qualidade, o conhecimento técnico atualizado é indispensável. “Investir em capacitação significa proteger não apenas a saúde das aves, mas também a sustentabilidade econômica do setor e a saúde pública, ao assegurar que produtos de alta qualidade cheguem às mesas dos consumidores” diz Rafael.
Para manter o plantel avícola livre de doenças, o efetivo da defesa agropecuária deve estar alerta e capacitado para atuar com agilidade e eficiência em casos suspeitos. O Paraná, como líder na produção e exportação de carne de frango, investe em treinamentos de seus servidores para proteger o patrimônio pecuário.
O treinamento teve o objetivo de capacitar os servidores ao correto uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que deve ser usado nos casos de emergência sanitária em aves, bem como os corretos procedimentos de necropsia a serem seguidos nestas situações.
DESTAQUE — O Paraná é o maior produtor e exportador de carne de frango do país, e as proteínas animais em geral têm peso significativo na economia estadual.
Dados preliminares do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) apontam que o Valor Bruto da Produção (VBP) do frango atingiu R$31,6 bilhões em 2023, o que representa 16% do faturamento da produção agropecuária paranaense.