Adapar realiza ação de educação sanitária em Rio Bonito do Iguaçu 22/01/2024 - 09:46

Servidores da Unidade Regional da Adapar de Laranjeiras do Sul participaram do evento "1° dia de Campo Laticínio Lactopar", com ações de educação sanitária, junto à comunidade de Rio Bonito do Iguaçu. O evento ocorreu em 13 de janeiro (último) na comunidade Linha Nova, situada no interior do município. O dia de campo promovido pelo laticínio Lactopar, teve participação de 95 produtores da região. Os fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Arthur Medeiros e Alan Michels, abordaram os temas: Brucelose, Tuberculose, Raiva dos Herbívoros e Emissão de Guia de Trânsito Animal.

BRUCELOSE E TUBERCULOSE - O Paraná aderiu desde 2020 ao saneamento obrigatório dos focos de brucelose e tuberculose, como forma de evoluir no status das doenças, visto que são zoonoses e causam grandes prejuízos ao produtor rural. No evento foi alertado sobre a obrigatoriedade da vacinação das bezerras entre 3 e 8 meses de idade, além da realização de exames de brucelose e tuberculose para comercialização de leite in natura e para trânsito de animais destinados à reprodução.

“Rio Bonito do Iguaçu é um município com alta prevalência de brucelose e de tuberculose e, por conta disto, é fundamental que a população local saiba identificar os principais sinais clínicos destas doenças em animais e no ser humano”, afirma o médico veterinário da Adapar Arthur Medeiros.

RAIVA DE HERBÍVOROS - Acerca da Raiva, foi cientificado os produtores do expressivo número de casos em bovinos do município no ano de 2023 (11 animais positivos), que há muitos anos não diagnosticava a doença.

“Alertamos o público da necessidade de notificação para a Adapar de animais com alterações neurológicas e comportamentais e, da presença de abrigos de morcegos. Orientamos ainda sobre a importância da vacinação anual do rebanho, que é uma ferramenta barata e eficaz na prevenção da doença”, relata Alan Michels, veterinário da Adapar.

GTA -  Para movimentação do rebanho é obrigatório a emissão da Guia de Trânsito Animal, destacando que fêmeas bovinas somente poderão ser transitadas após vacinadas contra brucelose e que animais destinados à reprodução somente poderão transitar acompanhados de atestados negativos de exames para brucelose e tuberculose.

A Adapar fomenta e ações de educação sanitária, em parceria com outras instituições, de forma a levar a informação ao produtor rural. Prevenção para o fortalecimento do meio rural é uma das metas da defesa agropecuária do Paraná.