Adapar participará da 18ª EXPOCOP com palestras sobre citricultura e receituário agronômico. 22/09/2015 - 11:20

A Adapar, como parte integrante do Sistema Estadual de Agricultura, participará ativamente por meio de palestras a serem proferidas por Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA), com temas sobre citricultura e receituário agronômico, durante a 18º Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cornélio Procópio – EXPOCOP. No período de 06 a 09 de outubro, haverá uma grade de palestras com um público previsto de aproximadamente 1000 participantes entre produtores rurais, estudantes da área e profissionais, com enfoque no desenvolvimento da agropecuária regional. O evento se caracteriza por ser o maior da região, envolvendo 23 municípios.

No dia 07 de outubro ocontecerá a palestra sobre citricultura, a ser proferida pelo engenheiro agrônomo da Adapar José Croce Filho, que coordena o programa de sanidade da citricultura. A palestra entitulada “Citricultura no Paraná - tendências e perspectivas” tem como objetivo promover a discussão e reflexão por parte das lideranças regionais, sobre as oportunidades de desenvolvimento e melhoria da economia da região, tendo a citricultura como boa opção de diversificação.

No dia 08 de outubro, compondo o II Workshop sobre “Os desafios na prescrição do receituário agronômico”, o engenheiro agrônomo da Adapar João Miguel Toledo Tosato, coordenador do Programa de Defesa do Alimento Seguro e da Produção Agrícola do Paraná por meio da Fiscalização do Comércio e Uso dos Agrotóxicos, abordará a importância do receituário agronômico, como ferramenta que objetiva a redução das aplicações de agrotóxicos, devido à necessidade de um diagnóstico a campo pelo profissional capacitado, o qual é pré-requisito essencial para a correta prescrição. Tosato reforça que os agricultores que respeitam as recomendações contidas na receita agronômica, evitam a contaminação dos alimentos e a ocorrência de derivas do agrotóxico para as propriedades vizinhas, derivas estas que geram intoxicações dos moradores vizinhos, animais, bem como danos nas plantas cultivadas nas propriedade vizinhas, e são muitos os casos de denúncias que chegam aos fiscais da Adapar devido a estas derivas causadas pela má aplicação dos agrotóxicos. “Não se exige receita para viabilizar a venda de agrotóxicos, mas para o uso correto e apenas quando for realmente necessário, esclarecendo que não cabe ao agricultor decidir quando e qual agrotóxico aplicar. Esta decisão é exclusiva do profissional de agronomia por meio da prescrição da receita agronômica e, o agricultor de posse da receita pode adquirir o agrotóxico em qualquer estabelecimento comercial cadastrado na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.” - afirmou Tosato.

A Adapar tem estado presente em todas as edições da EXPOCOP desde sua criação em 2011, demonstrando participação ativa na agropecuária paranaense. A exposição acontecerá no Parque de Exposições Arthur Hoffig, em Cornélio Procópio no período de 03 a 11 de outubro.

GALERIA DE IMAGENS