Adapar inicia a implantação da Gestão de Desempenho por Competência 26/12/2018 - 10:46
A Adapar deu início ao programa de Gestão de Desempenho por Competências, aprovado pela Portaria nº 201/2018. A primeira etapa do programa iniciou no dia 20 de novembro, com oficinas direcionadas aos gestores da Adapar.
O programa tem por objetivo desenvolver nos servidores as competências necessárias para sustentar a estratégia da Adapar em todos os níveis da agência, subsidiando ações de capacitação, avaliação de desempenho e a formação de banco de talentos para a ocupação de cargos gerenciais.
Na primeira etapa, foram mapeadas oito competências, sendo quatro institucionais (Comunicação, Foco no Resultado, Planejamento e Trabalho em Rede), duas da Diretoria de Defesa Agropecuária (Relacionamento Interpessoal e Gestão da Qualidade) e duas da Diretoria Administrativo Financeira (Gerenciamento de Recursos e Inovação). Participaram desta etapa Diretores e Gerentes da Adapar.
A partir de fevereiro de 2019, serão definidas competências funcionais para os cargos das Gerências de Saúde Animal e do Trânsito Agropecuário e a sistemática de Avaliação de Desempenho. Numa segunda fase, o programa será expandido para demais unidades da sede e do interior.
“O programa vem auxiliar na compreensão das competências organizacionais críticas para o sucesso da Adapar, desdobrá-las em competências profissionais que devem ser desenvolvidas no quadro de servidores, possibilitando o alinhamento das competências existentes com as necessárias para atingir os objetivos da Agência”, ressalta o Diretor Administrativo Financeiro da Adapar, Adalberto Luiz Valiati.
As atividades do Programa estão sendo realizadas sob orientação da Professora Drª Léia Cordeiro, que conduz as oficinas com a equipe do programa, e servidores representantes das unidades e cargos de gestão. Segundo Léia, a implementação da Gestão por Competências, alinhada às estratégias institucionais, fornecerá diferenciais para que a Adapar possa fazer frente ao cenário atual, onde os desafios são cada vez maiores e mais complexos, exigindo a melhoria contínua, com produtividade, qualidade e oportunidade.
“Os servidores precisam atuar de forma sistêmica e holística, assumindo o papel de protagonistas neste processo, pois assim a Agência terá profissionais cada vez mais comprometidos e responsáveis pelos resultados institucionais”, afirma Léia Cordeiro.