Adapar e Emater orientam produtores rurais de Prudentópolis e região 11/07/2016 - 11:12

A Emater e o Ministério de Desenvolvimento Agrário promoveram no mês de junho, em atendimento ao convênio firmado entre estas instituições, reuniões para produtores rurais com o objetivo de promoção da agricultura familiar sustentável em municípios da região centro sul do Estado do Paraná. As Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA) da Adapar, da Ulsa de Prudentópolis, a engenheira agrônoma Cristiane Kruger e a médica veterinária Márcia Mendes, foram convidadas a ministrar palestras de orientação aos produtores. As 16 reuniões contaram com a participação de 345 produtores rurais, e foram realizadas nas localidades de: Ponte Nova, Faxinal Marcondes, Barra vermelha, Ivaí, Água Fria, Piquiri, Capanema, Rio d'Areia, Nácar, Rio Preto, Dezembro, Palmital, Faxinal Papanduva, Faxinal Barra Bonita, Pedra Branca e Faxinal Tijuco Preto.

Os temas abordados foram direcionados às principais ocorrências da região. Quanto à sanidade animal, Márcia enfatizou aspectos do programa da raiva dos herbívoros, alertando sobre a importância da comunicação imediata para a Adapar, da presença de animais sugados ou com sinais nervosos nas propriedades. Orientou sobre a vacinação preventiva do rebanho suscetível e notificação de abrigos de morcegos. Prudentópolis possui atualmente, 46 abrigos de morcegos hematófagos ativos cadastrados e, conta com o auxílio da população para cadastro de novos abrigos, pois o relevo da região centro sul é acidentado, propício à existência de cavernas e abrigos. Sobre o programa de brucelose e tuberculose, Márcia reforçou sobre a obrigatoriedade da vacina de brucelose, alertando sobre o perigo potencial de contaminação de pessoas com a doença, enfatizando a importância de exames periódicos no rebanho leiteiro e atenção na movimentação de animais, que deve ser acompanhada da Guia de Trânsito Animal (GTA) e exames quando necessário.

Sobre sanidade vegetal, Cristiane explicou aos agricultores um pouco do trabalho da Adapar em relação à fiscalização do comércio de agrotóxicos, fertilizantes, sementes e mudas. Orientou sobre a importância do receituário agronômico, bem como do armazenamento correto de agrotóxicos na propriedade, conforme a legislação vigente. Sobre o programa de fiscalização do uso do solo agrícola e produção de alimentos seguros, frisou a importância da aplicação correta de agrotóxicos e da utilização destes conforme orientação indicada no receituário agronômico, evitando contaminação dos alimentos e problemas à saúde da população.

As reuniões, além do aspecto orientativo, criaram uma aproximação entre os produtores rurais e os fiscais da Adapar, desmistificando o papel das fiscalizações e enfatizando a importância da defesa agropecuária para melhoria dos processos de produção de alimentos, regulação do comércio, equilíbrio ambiental e sanidade dos rebanhos. A parceria interinstitucional vem fortalecer cada vez mais o setor agropecuário do Estado.

GALERIA DE IMAGENS