Adapar anuncia adesão de dois novos municípios ao Susaf durante a AveSui 2025 31/10/2025 - 15:00

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participou da 24ª edição da Feira da Indústria Latino-Americana de Aves, Suínos e Peixes (AveSui), que aconteceu entre 28 a 30 de outubro em Cascavel, no Oeste do Paraná, cidade destaque na produção de proteína animal mundial e localizada próxima a agroindústrias, cooperativas e produtores. Na abertura do evento foram anunciadas as adesões de dois novos municípios ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-PR), Três Barras do Paraná e Campo Bonito, ambos localizados na região Centro-Sul.

Também na abertura, autoridades do Governo do Estado contribuíram com falas sobre o atual cenário da agropecuária no Paraná. O Governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a expansão contínua da produção de proteína animal. Representaram o Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes, o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins e Fiscais de Defesa Agropecuária da agência especializados em temas relacionados à feira.

O secretário falou sobre o início do momento vivido no Estado sobre a produção de proteína animal, conduzido pelo agronegócio. “ Hoje estamos vivendo o ciclo do alimento sustentável, que é a transformação da soja, do milho, do trigo, proteínas vegetais, em proteínas animais”, pontua. “Há sete anos, no início da gestão do governador Ratinho Junior, foi lançado o programa Descomplica Rural, que auxiliou no cadastramento de produtores com segurança técnica e jurídica”, salienta o gestor.

A cerimônia teve ainda a entrega do prêmio Personalidade do Agronegócio 2025, que reconhece a dedicação e o comprometimento de autoridades para o fortalecimento do agronegócio nacional. Neste ano, o diretor-presidente da Adapar recebeu a premiação em nome da agência, pelo trabalho realizado na área da defesa sanitária. Outros dois prêmios foram entregues, um para representantes da área laboratorial e outro da área de bioinsumos.

O gestor ressaltou que a premiação é uma conquista de todos os trabalhadores da autarquia. “Quem recebe a homenagem é a Adapar e todos os seus funcionários, todos os seus colaboradores foram homenageados com essa placa de reconhecimento pelo trabalho na questão da Defesa Sanitária Animal”, afirma. “Eu sempre digo que a vida traz essas coisas boas para a gente, e esse momento da homenagem é quando ficamos felizes pelo reconhecimento do trabalho que nós prestamos”, conclui Otamir.

PAINÉIS – As ações da Adapar acontecem durante toda a feira, por meio do contato com produtores e representantes de indústrias. A programação do evento prevê dois painéis da agência na quarta-feira (28). Os médicos veterinários Jeison Solano Spim e Loreno Tafarel, apresentarão, respectivamente, painéis sobre a experiência do Estado no controle e prevenção da Influenza Aviária, às 9h e às 14h30 sobre o atendimento da Adapar ao Seneca Valley Vírus na região Oeste e interface com a biosseguridade.

No último dia de evento o Chefe da Divisão da Sanidade dos Suínos da Adapar, João Humberto Teotônio, esteve representando a agência, coordenando os painéis de biosseguridade suína e avícola. Para ele o evento é uma grande oportunidade de fortalecer o conjunto de medidas e procedimentos para prevenir e controlar a entrada e disseminação de doenças em sistemas de produção animal e vegetal, além de discutir temas recorrentes de especial atenção como a Influenza Aviária.

“Reforçar os conceitos de biosseguridade e ver as experiências de outros estados em ações sanitárias vêm de encontro com como podemos nos prevenir e também atuar em casos emergenciais na saúde animal”, destaca o médico veterinário.

SUSAF – A certificação permite que as agroindústrias indicadas e aprovadas comercializem seus produtos em todo o Paraná, com foco especial nas unidades familiares e de pequeno porte. Ao aderirem ao sistema, as empresas assumem o compromisso de manter rigorosos padrões de produção e higiene, garantindo a segurança dos alimentos e a confiança dos consumidores. A fiscalização contínua fica a cargo do poder público municipal.

Criado em 2013 e regulamentado em 2020, o Susaf-PR garante a qualidade sanitária e fortalece o desenvolvimento das agroindústrias familiares. Atualmente, 199 municípios já integram o sistema, seja de forma independente ou por consórcios, e 147 agroindústrias estão cadastradas em todo o Paraná.

GALERIA DE IMAGENS