Adapar Promoveu Dia de Campo sobre Vespa-da-Madeira em Bituruna. 06/10/2016 - 17:50

O Paraná é o maior produtor nacional de pinus, com uma área de 673.769 hectares plantados, envolvendo pequenos, médios e grandes produtores. A vespa-da-madeira (Sirex noctilio) é a principal praga dos plantios de pinus na região sul do Brasil e, quando não controlada, tem elevado potencial para causar danos econômicos. Por isso seu monitoramento e controle são obrigatórios de acordo com a Resolução nº 115, de 26 de agosto de 2009.
No dia 29 de setembro, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), promoveu no município de Bituruna, com apoio da Embrapa e da Remasa Reflorestadora S.A., um dia de campo sobre a praga vespa-da-madeira. O evento teve como objetivo, reciclar e aperfeiçoar a execução dos métodos de monitoramento e controle da praga, bem como de divulgar as obrigações estabelecidas na legislação vigente. Os Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA) da URS de União da Vitória e Irati, o gerente de sanidade vegetal e a coordenadora de sanidade florestal da Adapar, proferiram palestras e promoveram atividade prática para um público de 30 pessoas, entre engenheiros florestais, técnicos e produtores rurais.
No período de manhã, foram apresentados aspectos biológicos da praga e maneiras de identificá-la nos cultivos de pinus, além dos danos que ela pode causar. Também foram abordadas estratégias de manejo e monitoramento da praga, que consistem na instalação de árvores-armadilha, realização de amostragem sequencial e de amostragem sistemática, sendo este o método mais recente inserido nas recomendações de monitoramento preconizadas pela Embrapa. Foi abordado ainda o método de controle da praga, por meio da utilização do nematóide Deladenus siricidicola, que é o principal inimigo natural da vespa-da-madeira. Além dos aspectos técnicos de monitoramento e controle da praga, a FDA Ana Claudia Klosowski, ministrou uma palestra explicando as obrigações estabelecidas ao produtor de pinus, por meio da Resolução n° 115 de 2009, e esclarecendo possíveis dúvidas sobre relatórios e prazos a serem cumpridos para se enviar documentos à Adapar. No período da tarde foram apresentados os materiais e métodos para o preparo do nematóide com gelatina e hidrogel, para posterior aplicação no campo, em árvores já derrubadas. E também foi realizado o treinamento a campo das metodologias de amostragem sequencial e sistemática, nos cultivos de pinus da empresa, além da demonstração da instalação de árvores-armadilha.
A vespa-da-madeira foi uma praga introduzida no país e que causou graves prejuízos na produção de pinus. As ações da Adapar, orientando os produtores rurais sobre o manejo integrado de pragas e promoção da resistência ambiental, auxiliam no controle da praga.

GALERIA DE IMAGENS