Adapar Ministra Palestra Técnica em Tijuca do Sul “Ferrugem Asiática da Soja: Estratégias para Controle Legal”
13/09/2016 - 16:30
No dia 02 de setembro de 2016, em Tijucas do Sul, a Adapar - URS de Paranaguá em conjunto com Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul e Cooper HF, realizaram palestra sobre Ferrugem Asiática da Soja. Com participação de 25 pessoas entre produtores rurais e técnicos do município e a presença do Prefeito Municipal, Sr. José Altair Moreira e Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Sr. Antonio Arinaldo Rocha (Nardão).
O Méd. Veterinário Marcos Felipe Wagner Rauth, da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, abordou sobre as atividades da pasta em prol dos produtores rurais e a parceria com Adapar por meio do Escritório Atendimento Municipal. Em seguida, o FDA Eng. Agrônomo Msc. Jean Sander Gonçalves apresentou a ADAPAR, a sua missão, as estratégias e a sua estrutura em nível estadual e regional na URS de Paranaguá. O engenheiro agrônomo ministrou a sua palestra sobre “Onde Adapar trabalha para melhorar a Sanidade da Soja”, destacando a atuação da Agência na fiscalização de insumos agrícolas e alertas sobre produtos falsos, adulterados e com procedência desconhecida e sem informações mínimas de rótulo.
Apresentou também o programa de Uso do Solo destacando a Lei Estadual 8.014/84 que dispõe sobre a preservação do solo agrícola. Destacou a importância econômica do mercado da soja no estado do Paraná e o impacto da doença ferrugem asiática no custo de produção da soja. O FDA Eng. Agrônomo Msc. Jean Sander Gonçalves discorreu também sobre o histórico de ocorrência da doença no Paraná e a sua evolução no tempo, sobre a interação Doença X Ambiente X Hospedeiro, a caracterização da doença e seus sintomas e as perdas de produção. O palestrante abordou também as estratégias de controle da doença como o controle cultural (nutrição da planta, época de plantio e escolha de variedade), o controle genético e, em especial, o controle legal, destacando a importância do vazio sanitário da soja e da portaria 109/15 em conjunto com a calendarização do cultivo da soja, portaria 193/15 e seus embasamentos técnicos.
Terminou falando sobre a suspensão da portaria por ordem judicial a qual restringia uso agrotóxicos com baixa eficiência de controle para ferrugem da soja. Em seguida, apresentou o Eng. Agrônomo Dr. Carlos Alberto Patovilla, Responsável Técnico da DuPont Brasil para região, que discorreu sobre o tema “Controle químico com eficiência e Comprovação da resistência de populações de fungos da ferrugem asiática da soja a algumas moléculas de fungicidas”.