Adapar Discute Sobre Brucelose e Tuberculose com Veterinários 11/11/2016 - 14:20

Sessenta e nove veterinários do Norte Pioneiro participaram na tarde desta quarta-feira, 9, de uma palestra no auditório da Fanorpi/Uniesp, promovida pela Unidade Regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) de Jacarezinho, em parceria com o Sindicato Rural Patronal de Santo Antônio da Platina, para discutir estratégias e procedimentos para a realização de vacinação e exames de brucelose e tuberculose no rebanho bovino da região.

De acordo com a veterinária e coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Mariza Koloda, no Estado a prevalência de tuberculose no rebanho é de 2,15%, enquanto de brucelose o índice é de 4,01%. Ela falou sobre a obrigatoriedade da vacinação, e a realização dos exames para a comercialização dos animais. “A vacina é obrigatória e deve ser aplicada em bezerras com idade entre três e oito meses. As comprovações precisam ser apresentadas a Adapar semestralmente, em maio e novembro”, orienta Koloda.

De acordo com o supervisor regional da Adapar, Mário Ferri, a região possui 104 médicos veterinários cadastrados e habilitados na agência, e apenas esses profissionais podem proceder a vacinação e realizar exames de brucelose e tuberculose nos animais. O índice de vacinação do rebanho da região, estimado em 693 mil cabeças, é de cerca de 70%.

A reunião teve início às 13h30, e também abordou outros temas importantes. O evento contou ainda com a participação da assessora do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV), Flávia Marques Dias Gomes, e se encerrou no fim da tarde.

Saiba mais sobre o programa de brucelose e tuberculose (clique aqui).

GALERIA DE IMAGENS