Adapar Autua Produtor Rural em Mais um Caso de Maus Tratos a Animais 11/08/2017 - 15:00

No dia 09 de agosto, após denúncia de maus tratos a animais encaminhada pelo Batalhão da Polícia Ambiental de Umuarama, os Fiscais de Defesa Agropecuária da Adapar, Jesus Pereira Camacho e Eliane Formighieri se dirigiram a uma fazenda situada no distrito de Carboneira, em Umuarama, a fim de verificar a situação.

Em ocasião da fiscalização, observou-se cerca de 130 bovinos em estado avançado de magreza e inanição, com possibilidade de óbito nos próximos dias, além de 10 (dez) ossadas dispersas sobre o pasto e 08 (oito) valas feitas por trator para enterrio de animais. Os fiscais relataram que apesar das instalações da fazenda estarem adequadas ao número de animais existentes, a condição de pastagem não atende as necessidades nutricionais dos bovinos e a propriedade não dispõe de capineira, silagem ou outra fonte para a suplementação. Nas 09 divisões de pastagem, constatou-se falta de conservação do solo, erosões em todas as divisões e inúmeros formigueiros (saúva cortadeira), alguns aparentando ter entre 10 a 15 anos de existência.

“Cerca de 90 % da área de pastagem da propriedade é constituída por gramínea invasora (mato grosso), que se encontra raspada e rente ao solo. Esta pastagem, além de ser pobre em proteínas e vitaminas, encontra-se queimada pelas geadas que ocorreram na região, não apresentando folhas verdes capazes de serem capturadas pelos animais”, relatam os fiscais da Adapar.

O proprietário dos animais foi autuado e orientado a fornecer silagem e concentrado a base de milho, 3 vezes ao dia, a todos os animais. A Adapar irá acompanhar a propriedade para verificação da adoção das medidas solicitadas. Não foi verificado sinais de doenças infectocontagiosas no rebanho.

Todo o produtor rural tem por obrigação propiciar condições adequadas para a criação e manutenção de animais existentes nas explorações pecuárias e estabelecimentos que atendam as condições básicas de saúde, alimentação, manejo, higiene e profilaxia de doenças (Decreto Estadual nº 12.029 de 01 de setembro de 2014). A Adapar repudia quaisquer atos de crueldade aos animais e atua na proteção dos rebanhos.

Para denúncias, procure uma das unidades da Adapar (clique aqui) ou na ouvidoria.

GALERIA DE IMAGENS