Aberta as Inscrições para o novo Curso para Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de CFO/CFOC – Citros e Maçã 28/04/2023 - 12:31

Em cumprimento à sua missão institucional a ADAPAR realizará, entre os dias 24 e 25 de maio, o 79º Curso para Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de CFO/CFOC – Citros e Maçã. Pela segunda vez o evento será realizado na modalidade EAD (evento on-line com transmissão ao vivo), trazendo maior comodidade aos participantes.

O objetivo do curso é capacitar Engenheiros Agrônomos, visando à habilitação para a Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada, de vegetais hospedeiros das Pragas Quarentenárias Presentes Mancha-Preta-dos-Citros (Guignardia citricarpa), Cancro Cítrico (Xanthomonas citri subsp. citri), Greening, HLB (Candidatus Liberibacter spp.), Ácaro Hindu dos Citros (Schizotetranycus hindustanicus), e Cancro Europeu das Pomáceas (Neonectria ditissima), previstas na IN SDA/MAPA nº 38/2018.

O CFO ou CFOC fundamentam a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) pela ADAPAR, atestando a origem e condição fitossanitária dos produtos certificados, possibilitando o acesso deles a mercados que impõe restrições ao seu livre trânsito.

O curso será composto de um módulo de orientação geral, em que serão abordados temas relacionados à legislação, trânsito de vegetais e sistemas informatizados utilizados pela ADAPAR, e também um módulo de orientação específica, abordando aspectos biológicos, identificação, prevenção e controle das pragas.

As inscrições podem ser solicitadas pelo portal da ADAPAR (www.adapar.pr.gov.br), onde também estão disponíveis a programação completa e maiores informações sobre o evento.

Segundo Juliano Farinazzo Galhardo, Coordenador do Programa de Certificação, Rastreabilidade e Epidemiologia Vegetal da Adapar, esta é uma oportunidade para habilitação inicial de profissionais para emissão de CFO/CFOC, inclusão de pragas na habilitação de profissionais já habilitados e participação em novo curso visando a renovação da habilitação (a habilitação é válida por 5 anos sendo renovável por igual período; assim, para uma outra renovação, é necessária a participação em novo curso). Ainda segundo Juliano, já está a disposição dos inscritos o Material de Estudo e Apoio, possibilitando aos profissionais preparem-se com antecedência, o que contribuirá na melhor formação dos futuros emissores de CFO/CFOC.

Durante o curso a ADAPAR também capacitará e aperfeiçoará Fiscais de Defesa Agropecuária para atuarem na fiscalização do sistema estadual de certificação fitossanitária de origem e na emissão das Permissões de Trânsito de Vegetais (PTV).

São parceiros da ADAPAR no evento:

  • Embrapa Clima Temperado
  • Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA
  • Secretaria da Administração e da Previdência – Escola de Gestão do Paraná
  • Universidade Estadual de Maringá – UEM