ADAPAR promove reunião técnica sobre o cancro europeu das pomáceas em Palmas/PR 17/06/2015 - 16:28

Com o objetivo de discutir os principais aspectos do manejo da cultura da maçã com relação à praga quarentenária Neonectria galligena, também conhecida como Cancro Europeu das Pomáceas, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) através da Gerência de Sanidade Vegetal (GSV), realizou no dia 10 de junho no Município de Palmas/PR, uma reunião técnica que contou com a presença de 54 participantes, entre representantes do setor da pomicultura, assistência técnica, autoridades municipais e Fiscais de Defesa Agropecuária.

Segundo Paulo Marques, coordenador do Programa de Vigilância e Prevenção de Pragas da Fruticultura, o Cancro Europeu está entre as principais doenças da cultura da maçã e pera no mundo e sua introdução e dispersão em regiões produtoras, se não devidamente controlada, pode causar enormes prejuízos ao setor pela morte de plantas em pomares e perdas em frutas armazenadas, comprometendo a comercialização no mercado interno e externo.

O Cancro Europeu foi detectado pela primeira vez no Brasil em 2002, no Rio Grande do Sul, em pomares e viveiros de maçã, introduzido a partir de mudas importadas e atualmente ela ocorre nos três estados do sul do Brasil. No Paraná, a Adapar realiza levantamentos anuais através de fiscalizações em propriedades produtoras, com inspeções de plantas e amostragens, para identificar e delimitar a dispersão da doença.

Conforme resultados preliminares do levantamento de 2015, sua ocorrência continua restrita a poucas áreas de produção e por isso a importância do evento técnico, que oteve por objetivos definir ações estratégicas de manejo e controle, para baixar a incidência da doença nas áreas onde ela já ocorre, ou mesmo, buscar a sua erradicação.

O evento foi promovido pela Adapar e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), da Associação dos Fruticultores do Paraná (Frutipar) e do Sindicato Rural de Palmas, onde foi realizado o evento.

A reunião técnica também contou com a presença do gerente da GSV, sr. Marcílio Martins Araújo, que enfatizou a importância deste tipo de evento para o setor produtivo da maçã, uma vez que as discussões realizadas ampliam o conhecimento sobre o Cancro Europeu e auxiliam os técnicos e produtores a prevenir e controlar a doença.

Além da reunião, 16 engenheiros agrônomos Fiscais de Defesa Agropecuária da Adapar, participaram de um treinamento técnico específico sobre a doença em pomares no interior do município. Os principais assuntos abordados e os palestrantes foram : Aspectos Legais do Cancro Europeu das Pomáceas - Eng.ª Agrª Wilsimar Adriana de A. Peres Rissi – Chefe SSV/DFA/PR-MAPA; Levantamento do Cancro Europeu das Pomáceas no Paraná - Eng.º Agrº Paulo Jorge Pazin Marques – FDA/ADAPAR; Cancro Europeu das Pomáceas, uma ameaça a pomicultura brasileira: diagnóstico, impacto econômico, epidemiologia, controle e transferência de tecnologia - Engº. Agrº Dr. Sílvio André Meirelles Alves – EMBRAPA – Vacaria-RS e Aspectos práticos do Manejo do cancro europeu - Engº. Agrº Gianfranco Perazzolo – Vice-presidente de Assuntos Técnicos da AGAPOMI - Associação Gaúcha de Pomicultores – Vacaria-RS.

 

GALERIA DE IMAGENS