ADAPAR participa da V Conferência Nacional de Defesa Agropecuária - CNDA 10/12/2014 - 10:10
A V Conferência Nacional de Defesa Agropecuária - CNDA, realizada no período de 25 a 28 de novembro no Centro de Convenções de Florianópolis, Santa Catarina, congregou a participação de mais de 1000 profissionais representando os serviços estaduais de defesa agropecuária de 21 estados brasileiros, além de setor produtivo e agroindustrial privado.
Com o objetivo de discutir e propor novas ferramentas para o avanço das ações da defesa agropecuária no Brasil, a V CNDA reuniu médicos veterinários, engenheiros agrônomos, biólogos, advogados, administradores e outros profissionais envolvidos com a defesa agropecuária no Brasil.
A metodologia da V CNDA constou de mesas redonda, painéis, reuniões e apresentação de trabalhos científicos na forma oral e pôster.
A agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR participou de forma marcante da V CNDA. Coube ao Diretor Presidente da ADAPAR Inácio Afonso Kroetz, na abertura do evento coordenar e moderar a mesa redonda “Defesa Agropecuária, produtores, agroindústria e governo: competência comum da União, dos Estados e dos Municípios - DSA como fator decisivo para a qualidade e segurança alimentar e - DSA a garantia da sua manutenção e a perenidade e oportunidade do financiamento público”.
Com o objetivo de proporcionar uma interação mais efetiva da equipe de 46 servidores da ADAPAR que participaram do evento, e visando um melhor aproveitamento da programação técnica da V CNDA, foi realizada no dia 26 de novembro pela manhã, uma reunião administrativa.
Reunião administrativa com servidores da ADAPAR durante a V CNDA
No dia 26 de novembro a Fiscal de Defesa Agropecuária médica veterinária Maria do Carmo Pessoa Silva proferiu a palestra “Raiva dos herbívoros: gestão compartilhada”, dentro da mesa redonda “Gestão estratégica: ações e informações compartilhadas pelos serviços oficiais”. A Fiscal de Defesa Agropecuária médica veterinária Pauline Sperka de Souza discorreu sobre “ Utilização do Western Blot – relato de caso no Estado do Paraná”, dentro da mesa redonda “Perspectivas de melhoria do protocolo de diagnóstico laboratorial de mormo para o apoio das ações dos serviços oficiais nos estados”.
Médica Veterinária Pauline Sperka de Souza
A Fiscal de Defesa Agropecuária médica veterinária Elzira Jorge Pierre participou da mesa redonda “EEB atípica: relato de casos ocorridos nos Estado do Mato Grosso e Paraná”, ministrando palestra “Ocorrência de EEB atípica no Estado do Paraná”. Durante a sua apresentação, Elzira Pierre enfatizou a sensibilidade do serviço estadual de defesa agropecuária do Paraná ao detectar, no ano de 2010, um caso de marcação priônica em animal com idade superior a 12 anos dentro de um universo de 9,5 milhões de bovinos.
Médica Veterinária Elzira Jorge Pierre
Ainda no dia 26 de novembro teve iniciou a apresentação de trabalhos técnico-científicos na forma de pôster. Os Fiscais de Defesa Agropecuária da ADAPAR apresentaram 15 trabalhos científicos nesse formato, que ficaram em exposição durante toda a V CNDA. Os resumos dos trabalhos científícos podem ser visualizado no link www.vcnda-sc.com.br/downloads/anais_V_conferencia.pdf
No dia 27, no período da manhã, foi realizada a Reunião Ordinária da Regional Sul do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária – FONESA SUL, com a participação dos Presidentes e Diretores dos órgãos estaduais de defesa agropecuária dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. O Presidente da ADAPAR Inácio Afonso Kroetz, coordenou a reunião do FONESA SUL.
No período da tarde a V CNDA prosseguiu com a apresentação oral de trabalhos técnico - científicos, com apresentação pelo Fiscal de Defesa Agropecuária, Engenheiro Agrônomo, Juliano Farináceo Galhardo da “Proposta de modelo de planejamento para levantamento específico de pragas pelos órgãos estaduais de defesa agropecuária baseado nas normas internacionais para medidas fitossanitárias”. O trabalho do Engenheiro Agrônomo Juliano Galhardo, previsto para apresentação na forma de pôster, devido à sua relevância, foi escolhido pela Comissão Organizadora para apresentação oral.
Engenheiro Agrônomo Juliano Farinaceo Galhardo
Na seqüência coube ao Fiscal de Defesa Agropecuária Engenheiro Agrônomo Eduardo Scucato participar da mesa redonda “Panorama atual da produção, uso e fiscalização de fertilizantes e correlatos no Brasil”, proferindo palestra sobre “Qualidade dos fertilizantes comercializados no Paraná”. Na referida palestra, Scucato apresentou a metodologia e os dados referentes a 23 anos de fiscalização de fertilizantes no Paraná, bem como demonstrou o percentual de não conformidades detectadas anualmente pela fiscalização da defesa agropecuária nesses insumos e apresentou proposta de enfrentamento dos problemas levantados.
Engenheiro Agrônomo Eduardo Scucato
Ainda no dia 27, o Fiscal de Defesa Agropecuária Médico Veterinário Horácio Slongo participou da mesa redonda “SISBI: importância para a prospecção de negócios e os desafios na sua implementação”, ao ministrar a palestra “SISBI/POA no Paraná: situação atual, perspectivas e sinergias”. Na sua apresentação, Horácio Slongo recordou que o Paraná foi o primeiro estado do Brasil a ter reconhecida a equivalência do serviço estadual de inspeção de produtos de origem animal pelo MAPA, em março de 2009.
Médico Veterinário Horácio Slongo
No dia 28 pela manhã ocorreu a Reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária – FONESA, com a participação de representantes de mais de 20 serviços estaduais de defesa agropecuária do Brasil. O FONESA é presidido pelo Presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária - AGRODEFESA.
Finalizando a programação da V CNDA, coube ao Presidente da ADAPAR, Inácio Afonso Kroetz moderar a mesa redonda “Evolução da Erradicação da Febre Aftosa no Brasil”, contando com a participação dos palestrantes José Naranjo (Panaftosa), Eliana Déa Lara Costa (DSA/SDA/MAPA), Flavio Pereira Veloso (CIDASC), José Zeferino Pedroso (FAESC) e Antonio Jorge Camardelli (ABIEC/SP). Com grande participação do público presente à Conferência, a mesa redonda discutiu os avanços do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa - PNEFA no Brasil e as iniciativas dos Estados para avançar para a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação com vistas aos mercados que melhor remuneram a carne brasileira.