ADAPAR e SEBRAE-PR firmam convênio para promover a qualidade e o acesso dos produtos paranaenses aos mercados 29/07/2013 - 17:50

O Diretor Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) Inácio Afonso Kroetz e o Diretor de Operações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (SEBRAE-PR) Julio Cezar Agostini assinaram na manhã desta segunda-feira (29), Termo de Cooperação Técnica que tem por objetivo promover a qualidade, o acesso, a expansão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA) das empresas registradas no Serviço de Inspeção do Paraná / Produtos de Origem Animal (SIP/POA).

A assinatura do convênio contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Norberto Anacleto Ortigara, do Diretor Geral da SEAB, Otamir Martins, do Diretor Executivo do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (Fundepec), Ronei Volpi, que representou neste ato a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), do superintendente adjunto do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), Nelson Costa, do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), Eliel de Freitas, do Presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Paraná, Cezar Amin Pasqualin, do Superintendente do Crea-PR, Celso Roberto Ritter, do Diretor Executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná, Icaro Waldamir Fiechter, de dirigentes do sistema SEAGRI e de servidores da ADAPAR.

“O Paraná tem nove empresas aderidas ao SISBI. Mesmo sendo o Estado com a maior representação em nível nacional é pouco se considerarmos as 428 agroindustrias cadastradas junto ao SIP/POA” afirmou o Diretor Presidente da ADAPAR. Kroetz explanou ainda sobre o processo de reestruturação pela qual passa a Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (GIPOA), que deverá atuar com foco nos processos de registro de estabelecimentos, registros de produtos, fiscalização e inspeção de produtos de origem animal e fiscalização dos autocontroles.

Segundo o Diretor Julio Cezar Agostini, o SEBRAE/PR já definiu que o foco da sua atuação deve ser na difusão da melhoria da qualidade. “A variável chave do empreendimento está na melhoria da qualidade de produção e a parceria possibilitará o alinhamento entre as instituições, aprimorando a prestação de serviços aos empreendedores", comentou.

O CONVÊNIO: Pelo termo recém assinado o SEBRAE/PR executará junto às empresas registradas do SIP/POA e que venham a aderir voluntariamente ao programa, serviços de consultoria em inovação e tecnologia, visando à melhoria dos processos de elaboração de produtos de origem animal. Em contrapartida, caberá a ADAPAR subsidiar o SEBRAE/PR na revisão das metodologias e material técnico utilizado na implantação de boas práticas de fabricação e programas de autocontrole em empresas elaboradoras de produtos de origem animal, validando, ao final, o material técnico a ser utilizado.

A parceria terá o apoio do Programa SEBRAETEC - Serviços em Inovação e Tecnologia que permite às empresas demandantes o acesso a conhecimentos tecnológicos existentes na infra-estrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), visando a melhoria de processos e produtos e a introdução de inovações nas empresas ou no mercado.

Esta iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos da ADAPAR "Intensificar parcerias, convênios e cooperação técnica" e "Promover a qualidade, o acesso, a expansão e a manutenção dos produtos agropecuários do Paraná nos mercados nacional e internacional".

GALERIA DE IMAGENS