ADAPAR Recebe Veículos Para Reforçar a Fiscalização Agropecuária no Estado 04/12/2012 - 11:50

 

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, repassou nesta segunda-feira (03) à Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) cinco vans master furgão Renault que foram adaptadas e serão utilizadas como unidades móveis de fiscalização da Defesa Agropecuária no Estado. Outras duas ainda estão sendo adaptadas e serão entregues posteriormente.


A compra desses veículos foi viabilizada pelo convênio firmado entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que repassou R$ 1,57 milhão ao governo do Paraná. Desse total, 10% corresponderam à contrapartida do governo estadual num grande pacote destinado a estruturar o controle do trânsito agropecuário, que inclui animais, vegetais, insumos e produtos da agroindústria.


Esses recursos foram aplicados na compra das vans, que custou em torno de R$ 128,5 mil cada uma e o restante foi aplicado na compra de outros veículos e equipamentos.


As cinco vans vão se somar a outras três que já estão em operação no interior do Estado. Elas serão direcionadas para as áreas de fronteira e de divisas estaduais. Os veículos estão equipados para que os fiscais agropecuários façam a fiscalização volante de trânsito de animais e vegetais, seus produtos, subprodutos, resíduos e insumos, com o objetivo de garantir a sanidade e a qualidade da produção que é enviada tanto para o mercado interno como externo.


De acordo com diretor-presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz, as vans terão mais eficiência que os postos fixos instalados nas fronteiras e barreiras estaduais. Isso porque elas têm facilidade de deslocamento e podem se colocar em locais onde há tentativas de se burlar a fiscalização. “Ainda mais agora que vivemos um período que qualquer toque de celular ou comunicação rápida possa avisar outros que pretendem burlar a fiscalização, as unidades móveis ganham importância com a facilidade de deslocamento”, explicou.

 

POSTOS MÓVEIS - Cada van vai atender duas regiões polo. Elas serão enviadas à Unidade Regional de Sanidade Agropecuária de Francisco Beltrão que vai atender também a região de Pato Branco; à Unidade Regional de Sanidade Agropecuária de Cornélio Procópio que vai atender também a região de Jacarezinho; a Unidade Regional de Sanidade de Paranavaí Agropecuária que vai atender também a região de Umuarama.

Ainda em fase de adaptação os veículos que serão enviados à Unidade Regional de Sanidade de Curitiba vão atender também a região de Ponta Grossa, e a Unidade Regional de Sanidade de Maringá vai atender a região de Londrina.