Curso para Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de CFO/CFOC

OBJETIVO

Capacitar Engenheiros Agrônomos em suas respectivas áreas de competência profissional, visando à habilitação para a Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada, de vegetais hospedeiros das Pragas Quarentenárias Presentes Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa) (Mancha-Preta-dos-Citros), Xanthomonas citri subsp. citri (Cancro Cítrico), Candidatus Liberibacter spp. (Greening, HLB), Pseudocercospora fijiensis (Mycosphaerella fijiensis) (Sigatoka Negra), Ralstonia solanacearum raça 2 (Moko da Bananeira) e Xanthomonas campestris pv. viticola (Cancro Bacteriano da Videira).

 

PERÍODO

14 e 15 de outubro de 2021, das 8:00 às 18:00 horas

 

LOCAL

Modalidade EAD (evento on line com transmissão ao vivo)

 

PÚBLICO

Conforme determinado pelos arts. 6º e 7º da Instrução Normativa nº 33, de 24 de agosto de 2016, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o curso é exclusivo para Engenheiros Agrônomos com registro regular no CREA.

 

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

 

INVESTIMENTO

O investimento é de 4 Unidade Padrão Fiscal do Paraná - UPF/PR, o que equivale a R$ 468,80 no mês de outubro/2021.

 

OBSERVAÇÕES - IMPORTANTE - LEIA ATÉ O FINAL

Serão disponibilizadas 40 vagas. A realização do curso está condicionada ao número mínimo de 15 inscrições; caso esse número não seja atingido o curso será cancelado e a taxa de inscrição integralmente restituída mediante solicitação do interessado.

Não será emitido Recibo ou Nota Fiscal referente a inscrição no curso; o boleto de pagamento e o seu comprovante são os documentos equivalentes para certificação do recebimento. Pessoas Jurídicas de Direito Público (Órgãos Públicos) estão dispensadas do alvará comercial, conforme Art. 33, §1º da Lei nº 11.095/2004 (Código de Posturas), sendo isentas da emissão da Nota Fiscal de Serviços em face da imunidade recíproca.

Para aprovação no curso e recebimento do certificado de conclusão é necessário 100% de frequência e aproveitamento mínimo de 75% na avaliação.

O certificado de conclusão será emitido no prazo de até 30 dias, a contar da data de término do curso.

Os profissionais aprovados no curso poderão se habilitar no Paraná e/ou outras Unidades da Federação para emissão de CFO/CFOC.

Os procedimentos para habilitação em outras UF devem ser verificados pelo interessado diretamente no Órgão Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (OEDSV) onde se deseja a habilitação.

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Fase I - Até 01/10/2021, somente para profissionais residentes no Paraná, conforme comprovado por comprovante de residência nominal, que deverá ser enviado no momento da solicitação de inscrição.

Fase II - de  04 a 06/10/21, para profissionais residentes em qualquer UF, caso existam vagas disponíveis. 

Para solicitar sua inscrição, o profissional deve preencher, salvar e enviar a ficha de solicitação de inscrição para o e-mail julianogalhardo@adapar.pr.gov.br . Deve enviar junto foto da Carteira do CREA e do comprovante de residência nominal (este último somente caso a inscrição esteja sendo solicitada durante a Fase I. 

A taxa de inscrição deverá ser recolhida por meio do boleto bancário que será enviado pela Adapar para o email informado na ficha de solicitação de inscrição. Até a data do vencimento o boleto poderá ser pago em qualquer Banco, Correspondente Bancário ou Casa Lotérica; boletos vencidos somente são recebidos diretamente nos guichês do Banco do Brasil. 

Após pagar o boleto, o interessado deverá enviar foto do comprovante de pagamento.

A confirmação da inscrição, assegurando a vaga, somente ocorrerá após o interessado receber o e-mail da Adapar informando a confirmação. O e-mail de confirmação somente será enviado após análise da solicitação da inscrição pela Adapar, pagamento do boleto e envio do comprovante de pagamento pelo interessado; por isso, é importante que o pagamento e envio do comprovante de pagamento sejam feitos o quanto antes.

 

MATERIAL DE ESTUDO E APOIO PARA INSCRITOS

Recomendamos que os inscritos façam o download e leiam o material antes do curso, para que possam ter maior afinidade com o conteúdo. 

 

REALIZAÇÃO

Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR

 

PROMOÇÃO

Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR -Paraná

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA

Secretaria da Administração e da Previdência – Escola de Gestão do Paraná

Universidade Estadual de Maringá – UEM

 

APRESENTAÇÕES 

Acordos Internacionais - Ricardo Hilman - MAPA/SFA-PR

Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada (IN MAPA Nº 33/16) - Juliano Farinacio Galhardo - Adapar Habilitação de Responsável Técnico/ Inscrição de Unidade de Consolidação/ Taxas Adapar - Juliano Farinacio Galhardo – Adapar

Trânsito de Vegetais (IN MAPA Nº 28/16) - Paulo Roberto de Paula Brandão – Adapar

Sistema SDSV - Juliano Farinacio Galhardo – Adapar

Pinta Preta - William de Carvalho Nunes - UEM

Cancro Cítrico - William de Carvalho Nunes - UEM

HLB - William de Carvalho Nunes - UEM

Materiais Prof. William 

Sigatoka Negra - Wilson da Silva Moraes - MAPA/SFA-SP

Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra - Wilson da Silva Moraes - MAPA/SFA-SP

Moko da Bananeira - Rui Pereira Leite Junior- IDR Paraná

Cancro Bacteriano da Videira - Rui Pereira Leite Junior - IDR Paraná

Legislação específica referente a bananicultura e viticultura - Paulo Jorge Pazin Marques - Adapar

Legislação específica referente a citricultura - José Croce Filho - Adapar