Curso Piloto - Manejo de Formigas Cortadeiras

Com o objetivo de atualizar profissionais da iniciativa pública e privada, habilitados no CREA, para elaboração de Plano de Manejo de Formigas Cortadeiras, a Adapar, em parceria com o Sistema FAEP/Senar, realizou entre os dias 06 a 09 de Outubro de 2015, no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) do Senar, em Assis Chateaubriand PR, o Curso Piloto "Elaboração e Execução de Planos de Manejo de Formigas Cortadeiras". Participaram do curso 25 profissionais, sendo estes de Cooperativas, Prefeituras, Usinas e Empresas de Planejamento Agrícola, bem como da Assistência Técnica pública e privada das regiões de Toledo e Umuarama.

Foram abordados temas como Manejo de Formigas Cortadeiras, importância econômica e ecológica da praga, gêneros, distribuição geográfica, espécies presentes no Paraná, biologia da praga, prejuízos causados, métodos de manejo, produtos cadastrados no Paraná para o manejo, utilização correta dos agrotóxicos e práticas de campo com iscas formicidas, pulverizador, termonebulizador e pó seco.

Os participantes tiveram informações das ações desenvolvidas pelo Programa de Estado – Plante seu Futuro no manejo de formigas cortadeiras, e a Legislação aplicada pela Adapar. Os procedimentos que são realizados pelos Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA) foram apresentados conforme descrito no Planejamento Operacional Padrão, sendo trabalhado o conteúdo mínimo que deve ter o Plano de Manejo de Formigas Cortadeiras. Foi também implementado no curso o Formulário de Denuncia por Danos de Formigas Cortadeiras, documento este que deve ser preenchido e entregue na Adapar, para que o FDA realize a fiscalização in locco.

Na área da propriedade do Senar onde foi realizado curso, os participantes realizaram um levantamento da infestação das formigas cortadeiras, com um diagnostico da praga. A posterior realizaram em grupos pré definidos, Planos de Manejo, os quais foram apresentados no final do curso pelos participantes de cada grupo.

A proposta é de que sejam realizados novos cursos, sempre de forma regionalizada, a fim de atualizar mais profissionais para que estes possam elaborar e executar planos de manejo de formigas cortadeiras levando em consideração os itens mínimos estabelecidos Adapar.

Legislação Relacionada

Arquivos para Download