Webinar Adapar sobre Deriva de Agrotóxicos e Proteção de Abelhas em Junho 01/06/2021 - 12:00

As abelhas são os principais agentes polinizadores, tanto dos remanescentes de áreas nativas quanto das principais plantas cultivadas, sendo responsáveis por até 90% da polinização das plantas, dependendo do ecossistema considerado. Entretanto, em função da intensa ocupação do ambiente pelo homem e da consequência das atividades humanas, as abelhas constituem um grupo muito susceptível à perda de seus habitats, por exigirem uma grande área florestada e por estarem sujeitas à ação de agrotóxicos em áreas agrícolas próximas a seus habitats.

A problemática da deriva de agrotóxicos aliada à disponibilização de novos ingredientes ativos vem se intensificando nas duas últimas décadas, com demandas cada vez mais frequentes e reflexos mais sérios nas cadeias de Fruticultura (uva), Sericicultura, Cultivos Orgânicos e Apicultura.

O descuido ou mesmo a falta de conhecimento no uso das técnicas de controle das derivas via boas práticas em Tecnologia de Aplicação nas culturas anuais tem promovido grandes perdas e pressão dos produtores e suas lideranças por soluções emergenciais.

No caso da apicultura, da sericicultura e viticultura há grandes riscos e problemas enfrentados a seguir elencados: colapso de colmeias; mortandade de bichos da seda por contaminação dos ramos de amoreira com diminuição da produção de casulos; prejuízos e perdas significativas da renda familiar dos apicultores, sericicultores e viticultores; desistência de produtores rurais que acabam buscando outras alternativas de cultivos ou renda.

PODER PÚBLICO - O Ministério Público (MP-PR) atento aos casos de deriva ocorridos no estado, emitiu recomendação administrativa para que a Adapar e Crea-PR adotem as medidas necessárias para a instrução dos técnicos e dos agricultores quanto aos cuidados devidos na utilização de agrotóxicos na floração da soja e outras culturas de alimentos.

Não obstante, o sistema estadual de agricultura tem o desafio de coordenar ações para combate a esses problemas. A Seab e suas vinculadas, Adapar e IDR-Paraná, vem ao longo dos anos desenvolvendo ações de assistência técnica, fiscalização, capacitação e conscientização dos agricultores quanto à necessidade de cuidados nas aplicações de agrotóxicos, e trabalha para aprimorar suas ações educativas para técnicos e produtores rurais.

MOVIMENTO - Entre as medidas já adotadas, foi instituído, por meio da Portaria ADAPAR nº 011/2020, o Grupo Técnico composto por entidades públicas e privadas (Adapar, IDR-Paraná, Faep, Fetaep, Ocepar, Embrapa - CNPSo, SFA-PR/Mapa, MPPR, Crea-PR e CFTA), objetivando definir e recomendar técnicas e condições adequadas de uso e aplicação de agrotóxicos, que poderão ser normatizadas após discussão e contribuições por meio de consulta pública.

Assim, este webinar tem por missão fundamental construir diálogo com o público-alvo a respeito da deriva e riscos a culturas sensíveis a agrotóxicos, em especial os inseticidas Neonicotinóides e herbicidas auxínicos, e a responsabilidade de cada um dos atores desse cenário. Os objetivos específicos são de relatar informações e estatísticas de uso de agrotóxicos, riscos e impactos; troca de experiências e riscos a culturas sensíveis a agrotóxicos, em especial os neonicotinóides, e a responsabilidade de cada um dos atores nesse cenário; apresentar alternativas técnicas para a redução da deriva e danos causados; estreitar o relacionamento entre a Adapar, parceiros e público-alvo no tema.

O público-alvo é o de profissionais que prescrevem agrotóxicos, comerciantes de agrotóxicos e aplicadores/produtores rurais.

INSCRIÇÕES: http://www.crea-pr.org.br/eventos para certificação.

PROGRAMAÇÃO 1° WEBINAR: 07 de junho, às 10h

•    Que desafios estamos enfrentando?
•    Os pontos de vista das instituições convidadas,
•    Casos tratados pelas instituições convidadas.

Painelistas:
•    Renato R.Y. Blood, gerente de Sanidade Vegetal (Adapar)
•    Nelson Harger, diretor de Extensão Rural (IDR)
•    Gilberto Oiti Salmon Oliveira, presidente (APA)

PROGRAMAÇÃO 2° WEBINAR: 14 de junho, às 10h

Conteúdo:

·         Que desafios estão enfrentando?

·         Os pontos de vista das instituições convidadas,

·         Casos tratados pelas instituições convidadas.

Painelistas:
•    (RS) Rafael Friedrich de Lima, Eng. Agrônomo/Fiscal Estadual Agropecuário – SEAPDR, Chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários, Departamento de Defesa Agropecuária DDA/MAPA.
•    (SC) Matheus Mazon Fraga, Eng. Agrônomo Msc., Gestor Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas Cidasc
•    (PR) João Miguel Toledo Tosato, Eng. Agrônomo/Fiscal de Defesa Agropecuária, coordenador do Programa de Agrotóxicos na Adapar
•    Alessandro Casagrande. FDA Eng. Agrônomo, gerente GAT, inovações tecnológicas

ASSISTA: no canal no YouTube do Crea-PR