Seminário sobre sanidade agropecuária traz à tona desafios da citricultura e da avicultura 15/05/2024 - 08:43
Nesta quarta-feira (15), a partir das 09h00, o Centro de Eventos II da Sociedade Rural de Maringá será palco do "Seminário Regional Sobre Sanidade Agropecuária". Liderado pela Adapar, o evento promoverá uma atualização acerca dos desafios sanitários da citricultura e da avicultura paranaense.
Pela manhã, prefeitos, secretários municipais de Agricultura, produtores, técnicos e industriais envolvidos com a citricultura debaterão acerca de um tema crucial: o Greening.
O Greening, também conhecido como HLB, é uma praga de grande relevância devido à sua severidade, rápida disseminação e desafios de controle. Causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp, a doença é propagada pelo psilídeo Diaphorina citri Kuwayama, que ao sugar a seiva de uma planta infectada, transmite o HLB para outras árvores do pomar. No Paraná, especialmente na região Noroeste, esforços de conscientização e corte de árvores doentes têm sido implementados para conter a propagação da doença.
Às 14 horas, o debate se volta para os cuidados com a influenza aviária, no auditório Luiz Antônio Penha. A doença, que chegou ao Brasil no ano passado por meio de aves migratórias, será discutida em relação às medidas de controle tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada. Embora tenha sido detectada em aves silvestres no Paraná, nenhuma granja comercial foi afetada até o momento, graças às ações preventivas.
A Adapar também estará presente em estandes próprios com ações educativas de interesse da defesa agropecuária do Paraná em todos os dias da programação.
Para quem não puder comparecer pessoalmente, a transmissão ao vivo do evento no YouTube pode ser acessada AQUI.