Sementes e mudas: Adapar presente no Fórum Técnico da CSM 16/08/2019 - 10:48
Nos dias 7, 8 e 9 de agosto aconteceu o Fórum Técnico da CSM Paraná, na Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel, promovido pela Comissão Técnica de Sementes e Mudas do Paraná (CSM).
O evento foi composto por palestras, painéis e workshops no qual foram discutidos temas sobre a legislação, fiscalização da produção, comercialização e uso de sementes e mudas além da situação atual dos laboratórios oficiais, da responsabilidade técnica, entre outros temas da cadeia produtiva.
Contou com a participação dos auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fiscais de Defesa Agropecuária da Adapar, profissionais dos estados de Góias e Mato Grosso, produtores de sementes e responsáveis técnicos.
Participaram do evento 18 fiscais da Adapar, das Unidades Regionais de Cascavel, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Paranavaí e Umuarama, além da equipe da Coordenação da Fiscalização de Sementes e Mudas do Estado.
Entre os assuntos abordados observou-se grande preocupação com a produção ilegal de sementes e mudas no país, a chamada “pirataria”, que ocasiona perdas significativas na produção agrícola impactando diretamente na economia brasileira.
A participação no evento possibilitou a integração entre os órgãos fiscalizadores e a iniciativa privada, na busca de solução para enfrentamento da produção ilegal de sementes e mudas e da fundamental importância da atuação do responsável técnico na certificação e produção destes insumos.